Essa piada é para quem entende o humor judeu!

Num schtetel (aldeia de forte concentração judia) na Polônia, os judeus
recebem um comando
divino para irem embora. Eles começam a chorar e o rabino decide
conversar com o Senhor.
Quando ele volta todos perguntam como é que foi. Ele responde:

- Conversei com o Senhor, e Ele nos deu um ano. Neste tempo, eu me
comprometi a ensinar um
cachorro a falar. Se conseguirmos, poderemos ficar.

Todos voltam a chorar:

- Como é possível? Como vamos ensinar um cachorro a falar?

- Escutem - diz o rabino - em um ano podem acontecer muitas coisas: o
cachorro pode morrer,
o Senhor pode morrer, e eu também posso morrer...

Uma ilusão de ótica que todo mundo ouviu. (Jorge Aguilar)