Essa é do tempo em que a água corrente não existia, e que, para tomar
banho, era necessário encher a banheira com água aquecida no fogão.

É a hora do Padre Antônio tomar banho. Como sempre, uma das freiras da
comunidade tinha preparado a água quente e as toalhas. Desta vez, é
Irmã Maria, uma freira novinha que acabara de chegar que deve ajudar o
Padre Antônio nessa tarefa. A Madre Superiora já tinha avisado a Irmã
Maria: não se deve olhar o Padre Antônio quando ele estiver nu, e
também deve ser feito o que ele pedir e rezar...

No dia seguinte, a Madre Superiora cruza com a Irmã Maria no pátio do
convento, e pergunta como foi o banho do Padre Antônio. A noviça
responde:

- Oh Madre, maravilhosamente bem: eu obtive a salvação de minha alma!

- A salvação?! Como assim?

- Então, enquanto o Padre Antônio tomava seu banho ele me pediu para
lavá-lo. E, enquanto eu estava lavando-o, ele guiou minha mão entre
suas pernas, ali mesmo onde, disse ele, o Senhor guarda as Chaves do
Paraíso.

- Ah é? - responde a Madre Superiora incrédula.

E Irmã Maria continua:

- Então o Padre Antônio disse que se a Chave do Paraíso abrisse a minha
fechadura, a Porta do Paraíso estaria aberta para sempre, e eu teria a
Salvação e a Paz Eterna... Então o Padre Antônio introduziu sua Chave
na minha fechadura.

- Ah é?! - repete a Madre Superiora um pouco irritada.

- Sim. Primeiro doeu muito, mas o Padre Antônio disse que o caminho da
Salvação é muitas vezes doloroso, mas que a Glória de Deus iria encher
meu coração de êxtase. E é realmente o que aconteceu: logo em seguida
foi o êxtase. É por isso que eu digo que eu obtive a salvação de minha
alma!

Então a velha suspira:

- Ah, que mentiroso e pervertido... Ele me disse que era a corneta do
Arcanjo Gabriel, e eu fiquei tocando-a durante quarenta anos!

Quantas árvores há na Praça da Árvore?