Lucila e Germana são duas velhinhas que vivem num asilo para pessoas
idosas. Ambas são viúvas, mas Germana gostaria tanto de encontrar uma
alma gêmea... Um dia corre o boato que está chegando um novo hóspede
do sexo masculino. Como o boato acrescenta que esse senhor está muito
bem conservado e que é muito educado, as duas velhinhas ficam todas
excitadas e querem saber um pouco mais.

Lucila - diz Germana - você sabe como sou tímida. Você não iria
conversar com ele para saber das suas intenções?

Lucila não tem medo de nada e concorda imediatamente. Assim, na
refeição seguinte, ela se senta à mesa do novo hóspede e tenta
arrancar-lhe algumas informações:

- Então o senhor é novo por aqui? Minha amiga Germana e eu estávamos
nos perguntando por que um homem bem apessoado como o senhor, e tão
jovem, viria para cá sem uma companhia...

O homem responde:

- É que estou saindo da prisão... Passei lá 20 anos!

- Não brinca? E por que motivo?

- Eu matei minha terceira esposa. Eu a estrangulei...

- E o que aconteceu com a segunda?

- Eu a matei também. Com um tiro de revólver.

- Bem... e a primeira, então?

- Ela caiu da varanda do prédio onde nós morávamos durante uma briga.

Então Lucila se vira para Germana, e, escondendo a boca com a mão,
cochicha alto:

- Tudo bem, Germana. Ele é viúvo!

Uma ilusão de ótica que todo mundo ouviu. (Jorge Aguilar)