    Está ficando inevitável. Depois de Shakespeare, Cervantes et
caterva,
agregaram mais um ao panteão: Robin Hood. Isso mesmo: tem "estudo" na
praça
declarando que Robin Hood e seus alegres camaradas eram um bando de
bichas.
A Rainha da Floresta ou algo assim. Sabem os amigos como é: homens,
flechas,
espadas, etc. Lady Marian, que dizem que nunca existiu, deve ter sido
nome
de guerra.
    Eu, da minha parte, declaro que espero morrer anônimo. Se for
famoso, já
viram: em 2300 pintará "estudo" provando minha insuspeitada baitolice.

                                * * *

    Dizem que Hitler ficou furioso quando o time da Alemanha perdeu de
dois
a zero para a Noruega, na Olimpíada de 36. Não vejo por quê: na Noruega
também não é tudo loirão? Qualquer massacre estava em família, né?
    Puto Hitler ficaria ontem, quando a nossa galharda negrada botou
quatro
neles.

                                * * *

    Ainda sobre futebol: diz que teve mais gente nas ruas de Paris
comemorando o campeonato mundial do ano passado que a libertação, em
1945.
Acho que é verdade, mas só porque a população de Paris hoje é maior.

                                * * *

    Eu gosto de futebol. Torço, chuto poltronas, me impaciento. Todo
besta,
fico gritando com a tevê: "Vai, Zinho!". Em resumo: banco o bobo como
qualquer um. Entre quatro paredes, claro. Em público, sou
civilizadíssimo.
    Salman Rushdie, de quem não gosto como escritor, gasta nossa
paciência
especulando sobre a inferioridade dos norte-americanos, que não se
apaixonam
por esse jogo enervante e maluco. Futebol lá é coisa de mulher (as moças
que
me lêem imaginem o que é matar no peito uma bola molhada de capotão).
Diz
que não descobriram o "jogo favorito da Terra".
    Li uma vez na Time, durante a copa de 94, um cara que dizia que a
humanidade passou milênios aprendendo a usar as mãos, para que depois
viessem uns bárbaros britânicos devolvê-la ao neanderthal jogo com o pé.
um comentário engraçado, mas errado: somos ex-macacos. Desenvolvemos o
pé
DEPOIS. Daí eu achar, sem revanchismo nenhum, que o futebol é
geneticamente
mais desenvolvido que o basquete.
    Mas, bem, e daí que os americanos não descobriram? Mantenhamos o
futebol
como mais um dos segredinhos que escondemos deles, junto com a nossa
"superioridade moral", a "ginga e a malícia", e a mulata. Esses ianques
não
sabem o que é bom.