O fazendeiro resolve trocar o seu velho galo por outro que desse
conta das inumeras galinhas.
Ao chegar o novo galo e, percebendo que perderia suas funcoes,
o velho galo foi conversar com o seu substituto:
- Olha, sei que ja estou velho e e'  por isso que meu dono o trouxe
aqui, mas sera que voce poderia deixar pelo menos duas galinhas
para mim?
- Que e'  isso, velhote?! Vou ficar com todas.
- Mas so duas... - ainda insistiu o galo.
- Nao. Ja disse! Sao todas minhas!
- Entao vamos fazer o seguinte: - propoe o galo velho - apostamos
uma corrida em volta do galinheiro. Se eu ganhar, fico com pelo
menos duas galinhas. Se eu perder, sao todas suas.
O galo jovem mede o galo velho de cima abaixo e pensa que
certamente ele nao sera capaz de vence-lo:
- Tudo bem, velhote, eu aceito.
- Ja que realmente minhas chances sao poucas, deixe-me ficar
vinte passos a frente. - pediu o galo.
O mais jovem pensou por uns instantes e aceitou as condicoes
do galo velho.
Iniciada a corrida, o galo jovem dispara para alcancar o outro galo.
O galo velho faz um esforco danado para manter a vantagem, mas
rapidamente esta sendo alcancado pelo mais jovem.
No momento em que o mais velho ia ser alcancado pelo mais novo,
o fazendeiro pega sua espingarda e atira sem piedade no galo jovem.
Guardando a arma, comenta com a mulher:
- Num to intendendo, uai! Ja e'  o quinto galo viado que a gente
compra esta semana!