Carta de uma mãe portuguesa

        Querido filho,
        Te escrevo para que saibas que estou viva. Escrevo devagar porque
não sei se tu sabes ler rápido.
        Bom, não vais mais reconheceres a casa quando vieres, porque nós nos
mudamos. Finalmente enterramos o teu avô. Encontramos o cadaver na
mudança(estava no armário desde aquele dia em que ele ganhou da
gente,brincando de esconder).
        Hoje tua irmã Julia teve um filho, mas como ainda não sei se é
menino ou menina, não posso dizer-te se és tio ou tia.
        Estou preocupada com o cachorro Bobby, que insiste em perseguir os
carros parados e está ficando cada vez mais chato. Que achas?
        Teu irmão José fechou o carro com a trava e deixou as chaves dentro;
teve que ir lá em casa para pegar a chave duplicada e poder tirar todos nós
de dentro do carro.
        Esta carta te mando por Manolo, que vai amanhã para aí. A
propósito,será que podes pegá-lo no aeroporto?
        Bom, meu filho, não mando o novo endereço porque ainda não sei.
        É que a  última família portuguesa que morava aqui levou os números
para não terem que mudar de enderego.
        Se encontrares a d. Maria, da um alô de minha parte; caso não a
encontres, não precisas dizer nada.
        Tua mãe que te ama: EU.

        P.S.: Ia te mandar cem escudos, mas já fechei o envelope.

        Resposta do filho:

Querida mamãe,

As coisas não vão bem aqui no Brasil. A minha esposa Maria, que aliás, por
coincidência, é tua nora, ficou adoentada e a levei ao ginecologista.
Imediatamente, ele nos perguntou se tínhamos Orgasmo. Fomos embora na
hora,pois nosso seguro de saúde é outro. Se não bastasse isto, teu filho é
um verdadeiro fracasso nos negócios.
Primeiramente, comprei um táxi, mas não conseguimos nenhum passageiro. Inda
bem que a Maria estava sempre no banco do passageiro me consolando. O apoio
dela foi fundamental.
Então fui trabalhar numa loja de carros e fui despedido logo no primeiro
dia. Imagine-se: para cada Uno vendido eu dava um Premio de presente... e
ainda estou sendo processado por furto!
Novamente tentei ser empresário. Abri um parque de diversões e, atendendo ao
apelo dos clientes, construí um  cinema 180 graus... Infelizmente eles não
resistiram e morreram carbonizados. Fecharam o parque e atualmente respondo
a um processo por  homicídio doloso. Arrasado, tentei outro emprego, desta
vez numa loja de tecidos na 25 de Março. As coisas não estavam indo bem e o
Sr.Assad me  pediu que fizesse uma "queima de estoque".
Não entendi, mas ordens são ordens. Queimou o quarteirco inteiro, fui
despedido e falaram que a culpa era toda minha, razão pela qual estou
respondendo a um processo por tentativa de homicídio e outro por destruição
de patrimonio. Nem ao menos posso me divertir andando de skate. Aqui no
Brasil só tem subida, ora pois! Na verdade, o povo daqui é muito estranho.
Entrei um dia desses num elevador de um prédio e o motorista me perguntou em
que andar eu iria.
Eu  resmunguei "qualquer um", pois ja tinha errado o prédio mesmo... E, se
não bastasse tudo isso, acabei com o pouco dinheiro que tinha ao comprar uma
caixa de naftalinas para matar as baratas que andam pela minha casa. O
problema é que minha pontaria é uma droga e não consegui acertar nenhuma das
bolinhas nas baratas.
Aí eu fui conferir o jogo na Supersena e me ocorreu algo engraçadoo: eu
sempre perdia. Ao conferir o jogo, descobri que tinha empatado! Joguei o
bilhete fora, ora pois. Será que algum dia eu vou ganhar?
Te escrevo agora da prisão, pois levava a Maria para passear e meu furgão
foi abordado por um policial que me pediu o documento da Besta.
Imediatamente, dei meu passaporte. Não é que o guarda me ofendeu e pediu
então o documento da perua, ao que dei o passaporte de Maria. Não é que o
tal  guarda ficou nervoso e me ordenou que saísse do carro e colocasse as
mãos  na cabeça... mamãe, juro que não tive culpa se a peruca dele caiu. O
homem  ficou uma fera!
Mamãe, não vou poder pegar o Manolo no aeroporto amanhã, pois estou na
cadeia, mas peça para ele me aguardar, que quando sair daqui vou busca-lo
lá mesmo.

Um beijo do seu eterno,

Joaquim Manoel Mamete