O Diário de Deus

    É meio tedioso passar a eternidade toda sozinho no espaço, sem nada
acontecendo. Resolvi hoje criar os céus e a Terra. Só que a Terra ficou meio
vazia, sem nada, deserta. Amanhã Eu começo a pensar em algo pra preencher a
Terra. Hoje já está escuro, é melhor ir dormir. Aliás, tudo aqui é escuro. O
tempo todo escuro. Malditas trevas! Perdi minha carteira, e naquela
escuridão nunca conseguiria encontrá-la! Além disso, dei uma topada num
banquinho e bati a cara na parede. Criei então a luz! É tipo uma lanterna,
só que mais potente. Modestamente, Eu sou divino!
    Esse negócio de ficar andando sobre as águas é muito cansativo. E meio
úmido também. Resolvi separar umas águas das outras águas. Assim, na terra
firme, posso fincar duas estacas e amarrar minha rede nelas e descansar um
pouco... Terra e água, água e terra, isso aqui estava muito monótono.
    Resolvi fazer algo colorir a terra. Escolhi o verde. Fiz um monte de
folhinhas verdes pra ficarem no chão, e umas árvores que têm folhas verdes
no alto. E cada uma destas vai dar uma flor de outra cor que não o verde.
Vai ficar bem colorido por aqui, bem mais fashion, super moderno! E darão
frutos também. A abóbora, por exemplo, é grande e vai nascer numa plantinha
rasteira pra evitar que caia na cabeça de algum idiota. A jaca, que também é
grande, vai dar numa árvore grande e frondosa, pra que caia na cabeça de
algum idiota. Estava tudo muito claro por aqui, é difícil dormir assim. Tive
que dividir os dias entre a luz e a escuridão.
    Deu quase certo. No Pólo Norte algo desandou e parece que vão ser uns
seis meses de luz e outros seis de escuridão. Mas o Papai Noel disse que não
tem problema, ele tem que fazer hora-extra no verão pra cumprir a cota de
presentes todo ano; no Natal ele trabalha sem parar e depois empresta a
fábrica pro Coelhinho e dorme até a Páscoa. Fiz hoje uns animais. São muito
mais divertidos do que as árvores, andam sozinhos, matam-se uns aos outros.
Fiz alguns que vivem na água e outros com penas e que voam. Errei com
alguns. Exagerei no fermento da baleia-azul, o bico do tucano ficou meio
desproporcional, a avestruz não voa e fica enfiando a cabeça no chão... É,
nem Eu sou perfeito. Mas onde é que Eu estava com a cabeça quando inventei o
cavalo-marinho? Hoje criei uns animais que vivem no chão. Os que voam
estavam fazendo sujeira lá de cima na Minha cabeça! No começo do dia fiz o
gato, o cavalo, a ostra, animaizinhos bonitinhos. Depois resolvi
experimentar. Fiz o camelo, o sapo-boi, o iguana-gigante-das-Galápagos, o
surfista. Não fiquei satisfeito. Misturei um pato, um castor e um morcego e
fiz minha obra-prima: o ornitorrinco! Resolvi fazer, ainda, um animal pra
botar ordem nisso tudo. Tentei fazê-lo à Minha imagem e semelhança. Peguei o
último monte de barro sagrado, e esculpi uma criatura maravilhosa,
belíssima. Como Eu. Mas antes que Eu desse o sopro da vida, o barro (que
estava meio mole) deformou um pouco e deu nisso aí: o Adão. E o Adão acabou
ficando bastante chato. Passou um tempão pedindo uma companheira. Mas o
barro tinha acabado. Ele tanto insistiu que Eu aceitei: "Faço uma
companheira, bonita, inteligente, amiga. Mas preciso de matéria-prima. Vou
ter que pegar uma perna e seis costelas suas." Ele pechinchou e ficou por
uma costela só. Mas aí não deu pra fazer uma coisa tão boa assim, só a Eva.
Chega! Já não descansava fazia uma eternidade! Estava tão cansado que nem
consigo Me lembrar de quem é esse cérebro que ficou aqui comigo. Será da
Eva? Hoje Eu resolvi não vou fazer nada, tirei uma folga! E para isso, criei
um lugar consagrado ao ócio, um lugar em que todos podem ficar sem fazer
nada! E lá Eu fiquei de papo pro ar, deitado numa rede, tomando água de
coco, e vi que isto era bom. Vou ficar por lá, até o final dos tempos, se
Deus quiser. Aliás, se Eu quiser!

"... e no sétimo dia Deus criou a Bahia."