Um advogado encontrou uma loira na rua e resolveu se
aproveitar de "fama" de burrinha para lhe tirar
dinheiro. Disse então a ela:

- Vamos fazer um trato. Quando eu lhe fizer uma
  pergunta e você acertar, eu lhe darei cem reais; se
  você errar, me dará dez reais; quando você me fizer
  uma pergunta e eu acertar você me dará dez reais e se
  eu errar, lhe darei cem reais.

A loira aceitou.

Então ele perguntou à ela:

- O que é, o que é, cai de pé e corre deitado?

A loira, não sabendo responder, deu dez reais ao
advogado. Então a loira perguntou a ele:

- O que é, o que é, o animal que sobe uma montanha com
  quatro pernas e desce com cinco pernas?

O advogado, intrigado, procurou em todos os seus
livrinhos de perguntas, consultou sua memória mas não
conseguiu achar resposta e depois de muito aborrecido,
deu cem reais à loira e perguntou:

- Mas afinal, qual é o animal que sobe uma montanha
com quatro pernas e desce com cinco?

A loira lhe deu dez reais.