Recordo que estamos a falar de uma revisão de uma lei de 2011 e RNID de
2012 que já começou tardia e teve o momento de discussão publica em 2015!
https://lists.osgeo.org/pipermail/portugal/2015-December/008070.html
É assim o ritmo nacional nestes assuntos estratégicos de fundo!

Mais grave é que apesar dos reparos e chamadas de atenção feitos (pelo
menos da parte da ANSOL) para uma das falhas mais graves da Lei, e que
tiveram aqui a oportunidade de corrigir, *ficou exactamente igual! *

*Nos  termos  do  disposto  no  n.º  6  do  artigo  5.º  da  Lei  n.º
36/2011, de 21 de junho, e da alínea g) do artigo 199.º da Constituição, o
Conselho de Ministros resolve:1  —  Alterar  o  Regulamento  Nacional  de
Interoperabilidade Digital, doravante designado por Regulamento, constante
do  anexo  à  presente  resolução  e  da  qual  faz  parte integrante.2 —
Estabelecer que as entidades, serviços e organismos abrangidos pelo âmbito
de aplicação do Regulamento estão obrigados a cumprir as especificações
técnicas e formatos digitais  obrigatórios  e  a  procurar  seguir  as
especificações técnicas e formatos digitais recomendados de acordo com a
respetiva classificação, nos termos definidos na Lei n.º 36/2011, de 21 de
junho.*

Ora o que vem nesta revisão é:

*3 — O RNID aplica-se aos órgãos, serviços e demais entidades previstas no
artigo 2.º da Lei n.º 36/2011, de 21 de junho*

*[Lei nº 36/2011 - Artigo 2.º Âmbito de aplicação A presente lei aplica-se
a: a) Órgãos de soberania; b) Serviços da administração pública central,
incluindo institutos públicos e serviços desconcentrados do Estado; c)
Serviços da administração pública regional; d) Sector empresarial do
Estado]*

*OU SEJA, AS AUTARQUIAS nesta área das normas abertas nos sistemas
informáticos, CONTINUAM ISENTAS DE ADOPÇÃO OBRIGATÓRIA!*

Outra questão básica para o cumprimento da Lei é definir o que acontece a
quem não cumpre. *Não acontece NADA*!

A AMA que devia fiscalizar o cumprimento da lei/regulamento (e que demorou
estes anos todos a rever), não está para aí virada...
Nem sequer uma lista da vergonha...

Mas ela existe feita pela ANSOL no github... força aí a preenche-la! ;-)
https://ansol.org/normasabertas/rnid
https://github.com/marado/RNID/blob/master/README.md

Cumprimentos,

No dia 9 de janeiro de 2018 às 22:29, Duarte Carreira <dncarre...@gmail.com>