Boa tarde Paulo,

Se estás a usar Postgresql, podes criar uma coluna adicional. Com um
trigger (on INSERT e UPDATE) gravas nessa coluna apenas o nome do
recurso, sem o caminho completo. Acho mais simples do que a view, pois
podes ter limitação na atualização da view (se for para fazeres updates
na view).

Se precisares de ajuda a acrescer o trigger, apita.

Para ficares só com o nome do recurso, podes usar uma expressão regular
simples:

SELECT regexp_replace('/home/ownCloud/manuais/Polar M400/manual.pdf',

Abraço,

Jorge Gustavo

J. Gustavo
--