O que o Gustavo disse é verdade.

Hoje já existem centenas de "operadoras" Voip. Basta ver o que vem de spam
sobre isto. O problema é saber sobre a seriedade.

Este esquema de pirâmide já surgiu mesmo e anda inundando o mercado.
Inclusive oferecendo o esquema para os clientes de Voip, seja um provedor ou
revenda de informática ou não. Até um usuário doméstico pode estar
participando da pirâmide.

Só que trabalhar com Voip (ou Toip, dependendo do caso). Nâo é tão simples.
Além de ser necessário ter licença, a tecnologia não é um simples
feijão-com-arroz. Manter a qualidade do serviço, por exemplo, é algo bem
trabalhoso.

Também é preciso considerar coisas como a lei do consumidor. Vender um
serviço qualquer é perigoso pois pode gerar algum problema ou processo nesta
área. E, aí, a "operadora" que só está preocupada com os lucros não vai dar
qualquer apoio.

Muitas destas "operadoras" não possuem estrutura própria. Elas compram
serviços de outras operadoras de fora do país e revendem aqui. Aí estão
pouco se lixando para as leis, licenças, etc. Se der algum rolo elas
simplesmente somem. E quem fica com a bomba nas mãos é quem vendeu o
serviço.

Como também não dá para querer revender serviço deste tipo usando as
operadoras de telefonia convencional no Brasil, que em alguns casos até
podem oeferecer algum tipo de "representação" mas que, como sabemos, depois
usam isto para nos massacrar, o ideal é pesquisar bastante e escolher alguma
operadora independente mas que siga as regras do nosso mercado e opere aqui.
Claro que pegar uma "operadora" que trabalha com um sistema de fora do país
pode parecer mais em conta. Afinal, elas oferecem preços bem melhores e
comissões exorbitantes. Só que não existe garantia, segurança, qualidade,
etc. E se você for testar um voip que, para funcionar, faz a ligação ir até
os Estados Unidos e voltar, verá o quanto se pode perder em qualidade e
problemas.

Uma sugestão: entre em contato com a SIM Telecom. É uma empresa brasileira,
criada através da união de diversos provedores do RS e SC e que possui
estrutura própria, licenças, etc. Possui um sistema de Voip (Toip, na
verdade) Chamado Simphonia que pode ser visto em www.simphonia.com.br Possui
uma tabela de preços muito boa. Claro que não comparada a certas
"operadoras" que usam sistemas de fora do país, mas isto não conta.

[]´s

Silvio Brod
B&WNet - Lajeado(RS)