Oi Manoel.

Sei que vc eh deveras polemico e nao pretendo prolongar por muito tempo.

Tenho sim uma empresa de consultoria, mas nao sinto nem um pouco ameacado.
O que interessa para um prestador de servicos de consultoria, assim como
deveria ser em outras entidades, eh deixar o Cliente satisfeito.
Se ele tem um pequeno provedor, aconselho fazer uma parceria (vide item 6).

Embora nao se possa esperar muita razao para a legislacao, temos que entender
os porques:

1 - A razao de obrigatoriedade de contrato direto entre Cliente e Autorizada se
dah para que uma denuncia de Cliente na ANATEL, esta possa ter poder de
controle sobre quem presta o servico.

2 - Assim como no discado, o Cliente tem contrato com a operadora.  Pode fazer
ligacao a cobrar (0800) ou nao. Quando der pepino na conexao, ele reclama com a
operadora (e Procom, e ANATEL em ultima instancia) e problema de acesso, com o
provedor.

3 - Nao interessa se eh cobrado ou nao: para prestar servico de Telecom, tem
que ter contrato entre autorizada e Cliente.

4 - Nao vi ainda um contrato da Global-Info, mas da RedeNetwork eh tripartite.

5 - Com em todos os seguimentos, neste tbm a legislacao deixa duvidas, o que
coloca vc na mao dos fiscais.
Nao quer dizer que se um deles endendeu assim e aceitou o contrato SCM-Provedor
que isto se torna uma regra geral.

6 - Vc se esqueceu de dizer que ainda tem outras entidades, usando formas
diferentes: Como Associacao, como Cooperativa , como S/A, como empresa por
cotas Ltda onde os provedores sao socios.

--------------------------------

Cada um faz como quizer, mas espero que nao seja no escuro.

O importante eh esclarecer, para depois de esclarecido cada um possa fazer a
escolha que mais lhe convem.

[]'s

Carlos Guerra Godoy
CG&Consultores

Prestando Servicos (entre outros) de Outorga ANATEL - Projetos e Governanca -
desde 2002.

35-3471-1584
35-9982-1584