você mesmo é que tem que responder,

quais são seus clientes em potencial? a que distância eles estão um dos
outros ?
você deve estudar um projeto junto a dona dos postes na cidade (aqui no PR é
a copel) para utiliza-los, não pense em passar por cima das casas que é só
dor de cabeça.
Pensando em cabos ainda, que tecnologia pensa em adotar ? Ethernet pura e
simplesmente vc vai esbarrar na metragem (100m) e não vai conseguir fazer
muita coisa.

Radio tem os problemas conhecidos. Banda limitada, spectro sujo na maioria
das vezes, etc...

tem outras perguntas ainda, qual será o perfil dos seus usuários ? comercial
? residencial ? ambos ?
como é a topografia da área que você pretende atender ?
com quais planos de velocidade você pretende trabalhar ? acredita que a
maioria dos usuários se encaixará quem qual ?

Conselho, pesquise bastante, com as operadoras que te fornecerão link,
preços, futuros upgrades, etc. eu pensaria seriamente em tentar utilizar os
postes, veja o que é necessário para isso na sua região.
Pesquise seus possiveis concorrentes.
Monte um bom plano de negócios, tente prever (e ser o + exato possivel) qual
será a taxa de crescimento do provedor.
Lembre-se que a maioria dos provedores fecham as portas com menos de 2 anos.
Não espere retorno antes disso.

Se depois disso tudo tiver bala na agulha, siga em frente, mas se prepare
para muitas noites mal dormidas.

[]'s e boa sorte!

Em 18/09/07, Vinicius A. Montargil <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

>   Boa Noite Pessoal,
> Eu estou fazendo um estudo de viabilidade de um provedor via radio, mas um
> colega dessa sugerio para que eu monte um povedor via cabo, o que vocês
> acham? Quais são as vantagem e desvantagem de cada um?
>
> Sds,
> Vinicius Argôlo Montargil
> Graduando:
> Eng. Elétrica - Ênfase em Telecomunicações
> (71)8861-8098
> (73)8801-5607
>
> Flickr agora em português. Você clica, todo mundo vê.
> http://www.flickr.com.br/

WTF ? http://www.geekcode.com

Paulo R. S. Araújo