tb tenho torres aqui, e falei com um engenheiro eletrico sobre isso, ele me
falou o seguinte.

Pode ser feito sem isolamento sim, desde q o para raio esteja acima dos seus
equipamentos,  e o cobre descendo ate o chao, e enterrado as barras conforme o
projeto, pq qdo o raio cai, ele vai sempre pelo caminho mais facil(cobre). nao
faça voltas no cobre, desca ele reto.

Mesmo assim, eu isolei a minha, rsrsrs

To: [EMAIL PROTECTED]: [EMAIL PROTECTED]: Sat, 24 Nov 2007 22:15:28
-0200Subject: Re: [provedores-brasil] Raios, Torres e Cia.

Amigo! eu ja vi instalações de pararaios da forma que descreveu,inclusivel
instalado por empresas conceituada.Eu tbem instalo para-raios, mas jamais faria
isto. Sempre isolo de cima em baixo,ou através de isoladores ou através de
tubulação plastica.De: provedores-brasil@yahoogrupos.com.br Para:
provedores-brasil@yahoogrupos.com.br Cc: Data: Sat, 24 Nov 2007 17:58:57 -0300
Assunto: Re: [provedores-brasil] Raios, Torres e Cia. > Pessoal, gostaria da
ajuda de quem possui rádios como os meus e ultiliza pararaios em determinados
tipos de torres. > Tenho 2 terabean teramax e 2 antenas hyperlink 33dbi presos
diretamente a uma torre. O pararaio dessa mesma torre não tem isolação, ele
também está preso diretamente na própria torre até chegar no aterramento. > >
Dúvida! > Meus equipamentos estão vulneráveis a um raio por estar presos a
mesma condução até chegar no aterramento? > Existe algum meio de livra-los da
descarga elétrica de um raio usando outro método? > Tenho que, a qualquer custo
isolar o cabo do pararaio da torre? > > Aguardo ajuda. > > Luciano Santos >
Intermix - Soluções Inteligentes > > > > [As partes desta mensagem que não
continham texto foram removidas] > > [As partes desta mensagem que não
continham texto foram removidas]

Conheça o Windows Live Spaces, a rede de relacionamentos conectada ao Messenger!
http://spaces.live.com/signup.aspx