Eduardo,
posso está falando besteira, mas se eu entendi o seu questionamento, você
poderia usar HUBs USB (ou placa com saídas USB) conectando diversos
dispositivos de rede USB. Cada dispositivo de rede USB é reconhecido como uma
interface de rede e teria sua faixa específica de IP (range) de acordo com o
configurado no DHCP Server.

Vale lembrar que cada porta USB comporta 127 dispositivos, mas a banda seria
dividida para cada.

Nunca fiz isso, mas teoricamente funcionaria. A única ressalva que deixo é usar
esse computador somente para DHCP Server e um outro IN-LINE para funções como
Filtro de Pacotes/Estados, NAT, Proxy HTTP etc.

Não dá para garantir perfomance de rede caso todos os computadores de todas as
salas estiverem usando a rede, contudo seria uma solução mirabolante de baixo
custo

Senão teria que achar algum equipamento, como vc mencionou, que tivesse
controle DHCP por porta e em cada porta colocasse um Switch.

Hugo Azevedo
www.hugoazevedo.eti.br

"A caixa dizia: Requer Microsoft Windows ou superior, então eu instalei
GNU/Linux!"
"The box said: Requires Microsoft Windows or better, so I installed GNU/Linux!"