Belforts - Listas wrote:

> Caro João
>
> Creio que a liberação de mais uma tecnologia é bem vinda para os provedores,
> que possivelmente terão mais uma opção para receber seu link,

Impossível Sr. Belfort. A tecnologia podre do PLC não servirá para os
provedores terem como opção para recebimento de link pois a estimativa
de velocidade em nossas linhas elétricas é de cerca de 20Mbps no máximo.
Quem iria querer link de um distribuidor que atinge no máximo isto? A
qualidade destes links será muito ruim também.

> e de redistribuí-lo aos seus clientes.

Redistribuir link de má qualidade é uma péssima política para um
provedor.

> Utilizo PLC internamente há mais de 5 anos, e ele dá (e sofre) menos

Não é de bom tom para um representante de uma entidade como o Sr.
declarar que utiliza uma tecnologia não homologada, o Sr. não acha?

> problemas> que a rede WiFi !

Minha rede wi-fi tem mais de 450 clientes e meu uptime é de 99,22%.

> Em redes externas, evidentemente que os aparelhos não poderão causar
> interferências,
> assim como nossos APs, celulares e fornos de microondas...

Pelas suas alegações, vê -se que o Sr. conhece pouco ou quase nada sobre
o assunto. É muita ingenuidade afirmar que o PLC não dá interferência
principalmente se usarmos como parâmetro seu sistema indoor com baixa
potência que deve ter aproximadamente um centésimo da potência que
precisará ser utilizada para que o sistema de distribuição PLC consiga
atingir grandes distâncias em uma cidade.

A NET, a DirecTV, as operadoras de telefonia celular e até mesmo as
operadoras de STFC estão preocupadas com a interferência do sistema PLC.

Podemos ver aquí um perfil da preocupação de empresas de diversas
modalidades de serviço que já se manifestaram :

http://www.telecomonline.com.br/noticias/interferencia-e-modelo-de-negocios-sao-preocupacoes-na-consulta-publica-do-plc

> O problema, me parece, não é a tecnologia, mas a REGULAMENTAÇÃO
> que a ANATEL vai criar para defender os interesses dos grandes grupos,
> especialmente o das teles...

Finalmente concordamos com algo, não é justo sobrecarregar de normas uma
modalidade de serviço como o provimento wireless e isentar outro como o
PLC.

> --
> Abraço do
>
> Belforts