  From: Belforts - Listas
  To: provedores-brasil@yahoogrupos.com.br
  Sent: Thursday, October 02, 2008 10:48 AM
  Subject: Re: [provedores-brasil] PLC e os Provedores.

  Joâo Sampaio escreveu:

  > Impossível Sr. Belfort. A tecnologia podre do PLC não servirá para os
  > provedores terem como opção para recebimento de link pois a estimativa
  > de velocidade em nossas linhas elétricas é de cerca de 20Mbps no máximo.
  > Quem iria querer link de um distribuidor que atinge no máximo isto? A
  > qualidade destes links será muito ruim também.

  Caro João

  Conheço muitos pequenos provedores que gostariam muitíssimo de poder ter
  um link de 20 megabits...

  A qualidade dependerá dos equipamentos e do meio utilizado, fazer uma
  generalização antecipada é futurologia.

  Na verdade, há ANOS as empresas de energia elétrica usam esses
  equipamentos, para uso interno, telemedição, etc...

  Só que não fazem propaganda dissso !

  E nunca ouví alguém reclamar de interferência causada por eles.

  Participei da instalação de equipamentos da Phillips em Itaipú, e
  diversas tecnologias de ponta eram usadas, inclusive PLC, sem problemas.

  Por exemplo, era usado para medir o nível de água de barragens e
  afluentes, a pressão que as barragens estavam aguentando, e possíveis
  deslocamentos
  utilizando sensores de corda vibrante da MAIHAK, que tinham seus dados
  transmitidos via PLC.

  Era muito mais barato e confiável que qualquer outro sistema !

  > Redistribuir link de má qualidade é uma péssima política para um
  > provedor.

  Concordo, mas é difícil conseguir um de boa qualidade, a preço justo...

  > Não é de bom tom para um representante de uma entidade como o Sr.
  > declarar que utiliza uma tecnologia não homologada, o Sr. não acha?

  Não uso para fornecer serviço de telecomunicações, mas para uma rede
  interna,
  de vigilancia, com dezenas de câmeras, qual o problema ?

  Para essa aplicação, é mais fácil, tem rápida implantação e barata que
  qualquer outra tecnologia...

  > Minha rede wi-fi tem mais de 450 clientes e meu uptime é de 99,22%.

  Seria excelente que todos os provedores pudessem e fornecessem acessos
  com essa qualidade...

> [...]
  > o assunto. É muita ingenuidade afirmar que o PLC não dá interferência
  > principalmente se usarmos como parâmetro seu sistema indoor com baixa
  > potência que deve ter aproximadamente um centésimo da potência que
  > precisará ser utilizada para que o sistema de distribuição PLC consiga
  > atingir grandes distâncias em uma cidade.
  >
  > A NET, a DirecTV, as operadoras de telefonia celular e até mesmo as
  > operadoras de STFC estão preocupadas com a interferência do sistema PLC.
  >
  > Podemos ver aquí um perfil da preocupação de empresas de diversas
  > modalidades de serviço que já se manifestaram :

http://www.telecomonline.com.br/noticias/interferencia-e-modelo-de-negocios-sao-preocupacoes-na-consulta-publica-do-plc

  Todos estamos, mas o trabalho da ANATEL é evitar que os equipamentos
  utilizados causem interferências em outros.

  Como qualquer outro equipamento de telecomunicações.

  Até fornos de micro ondas poluem o espectro, se mal projetados...

  Creio que muita gente está preocupada é com a CONCORRÊNCIA que uma nova
  tecnologia e novos players vão causar no mercado.

  Caba um quer assegurar a sua fatia do bolo, e se entrar mais gente no
  mercado, alguém vai perder mercado...

  > Finalmente concordamos com algo, não é justo sobrecarregar de normas uma
  > modalidade de serviço como o provimento wireless e isentar outro como o
  > PLC.

  Verdade.

  Se você consegue ter esse uptime, e fornecer bons serviços, mesmo
  operando em caráter secundário, tendo interferência dos links de Tv
  primários, e dos amplificadores e omnis dos picaretas do WiFI, creio que
  com uma regulamentação e equipamentos apropriados só teremos a ganhar.

  Imagine distribuir seu acesso em um hotel , hospital ou condomínio vertical.

  Com PLC você faria isso em um dia !

  Poderia até alugar para os pacientes ou hóspedes, instalação
  instantânea, utilizando a rede elétrica pré existente !

  E sem NENHUMA configuração !

  Hoje muita gente usa HPNA para isso, e tem de lidar com cabos de telefonia.

  Com o PLC, é só ligar os aparelhos na tomada, e pronto !

  Se os preços forem razoáveis, é uma boa opção...

  Como colega (sou provedor, desde 1999, antes de eu fundar a ABUSAR)
  eu sugiro que você compre um par, para testes, e veja sua funcionalidade
  e praticidade.

  Na página www.abusar.org/plc.html tem alguns fornecedores ,
  as caixinhas já são fabricadas / vendidas no Brasil.

  Vale a pena conhcer uma nova opção...

  Boa sorte !