Belforts - Listas wrote:

> Caro João
>
> Conheço muitos pequenos provedores que gostariam muitíssimo de poder ter
> um link de 20 megabits...
Prezado Sr. Belfort, então poderá ficar com o link, só um para o
provedor pois não são links de 20Mbits, é 20Mbits para todos, no total,
entendeu a diferença? O troughput da rede PLC é de 20Mbits que serã
rateados entre os provedores que o Sr. conheçe. Se são muitos como o Sr.
afirma, eles terão que brigar pelos 20 Mbits pois são apenas 20 para
ratear entre todos eles.
É obvio que em outra cidade, terá mais 20Mbits para ratear para seus
provedoreszinhos.

> A qualidade dependerá dos equipamentos e do meio utilizado, fazer uma
> generalização antecipada é futurologia.

Meu caro insistente amigo, se nossa rede elétrica não serve nem bem para
transmitir eletricidade, como podemos deixar de prever que não servirá
para dados?

> Na verdade, há ANOS as empresas de energia elétrica usam esses
> equipamentos, para uso interno, telemedição, etc...

Aí é que está a fundamental e gritante diferença, o uso interno ou
isolado do PLC não é tão problemático. O grande problema é querer
espalhar PLC por uma grande cidade como Rio de Janeiro ou São Paulo. Aí
é que o bicho vai pegar, interferência, excesso de radiação para
alcançar grandes distâncias, ruidos na rede causando baixa velocidade.
Sei que é muito difícil para uma pessoa com interesses pessoais
concordar com o que eu estou dizendo, mas acredite, PLC não é uma
tecnologia limpa.

> Só que não fazem propaganda dissso !
>
> E nunca ouví alguém reclamar de interferência causada por eles.

É claro que não, o PLC usado isoladamente ou internamente não vai causar
interferência em uma cidade inteira, isto é óbvio.

> Participei da instalação de equipamentos da Phillips em Itaipú, e
> diversas tecnologias de ponta eram usadas, inclusive PLC, sem problemas.

Em que cidades o Sr. presenciou uma instalação urbana completa do PLC?>
> Por exemplo, era usado para medir o nível de água de barragens e
> afluentes, a pressão que as barragens estavam aguentando, e possíveis
> deslocamentos
> utilizando sensores de corda vibrante da MAIHAK, que tinham seus dados
> transmitidos via PLC.

Lá no meio do mato !>
> Era muito mais barato e confiável que qualquer outro sistema !

Mas lá no meio do mato o PLC isolado e em pequena escala iria interferir
em quem?
O problema, repito, está em implantar o sistema em grande  escala, em
áreas de cobertura extensas e com potências exageradas para alcançar
grandes distâncias.

> Concordo, mas é difícil conseguir um de boa qualidade, a preço justo...

Mas má qualidade baratinho não adianta.

> Não uso para fornecer serviço de telecomunicações, mas para uma rede
> interna,
> de vigilancia, com dezenas de câmeras, qual o problema ?

O problema é que não está homologado, é ilegal, isto eu não preciso
esplicar para o Sr. preciso?

> Para essa aplicação, é mais fácil, tem rápida implantação e barata que
> qualquer outra tecnologia...

Lá vem o Sr. com o preço novamente. Olha que produtos do Paraguay também
são baratos mas prefiro nem comentar a qualidade deles.

> Seria excelente que todos os provedores pudessem e fornecessem acessos
> com essa qualidade...

> Todos estamos, mas o trabalho da ANATEL é evitar que os equipamentos
> utilizados causem interferências em outros.
>
> Como qualquer outro equipamento de telecomunicações.

Se a Anatel fizesse bem seu trabalho, não precisaríamos nos preocupar
com o PLC pois em virtude de tanta interferência que o sistema provoca,
a própria Anatel que afirmou isto, não  liberaria para uso a tecnologia
como as agências de países mais sérios como o japão, Alemanha, EUA já
fizeram.

> Até fornos de micro ondas poluem o espectro, se mal projetados...
mas ninguém quer por o Brasil inteiro dentro de um.

> Creio que muita gente está preocupada é com a CONCORRÊNCIA que uma nova
> tecnologia e novos players vão causar no mercado.
O pior não é a concorrência, é a concorrência desleal, quando a Anatel
afirma que vai regular os parâmetros técnicos do PLC mas não vai propor
nem estabelecer modelos de mercado, entrega a  nova fatia de mercado
inteirinha nas mãos das "eletro" como foi feito com a exploração da
malha telefônica.

> Caba um quer assegurar a sua fatia do bolo, e se entrar mais gente no
> mercado, alguém vai perder mercado...

Não é verdade isto Sr. defensor das novas e desamparadas tecnologias. O
crescimento do mercado de internet é suficientemente grande para
absorver outras tecnologias sem que necessariamente haja perda para quem
já está no mercado. O problema do PLC é  a interferência  e os danos a
saúde da população. A questão de mercado é irrelevante pelo menos para
quem trabalha bem com sua tecnologia, seja ela qual for.

Errado novamente Sr. Belforts, as tele sairão perdendo desta vvêz, os
grandes favorecidos serão as eletro. Acho que o Sr. precisa  se informar
melhor sobre o assunto antes de expor assim opiniões tão fora da
realidade.

> Verdade.
>
> Se você consegue ter esse uptime, e fornecer bons serviços, mesmo
> operando em caráter secundário, tendo interferência dos links de Tv
> primários, e dos amplificadores e omnis dos picaretas do WiFI, creio que
> com uma regulamentação e equipamentos apropriados só teremos a ganhar.
>
> Imagine distribuir seu acesso em um hotel , hospital ou condomínio vertical.
>
> Com PLC você faria isso em um dia !

Sim, em um dia eu acabaria com o broadcast de rádios comerciais neste
edifício, interferiria em serviços excenciais como polícia rodoviária,
corpo de bombeiros, resgate, em apenas um dia eu encheria o espectro de
radiofrequência de um nível de ruidos tão grande que talvez até mesmo a
tv não funcionasse bem naquele lugar.

Agora imagina isto em uma cidade inteira.

> Poderia até alugar para os pacientes ou hóspedes, instalação
> instantânea, utilizando a rede elétrica pré existente !
>
> E sem NENHUMA configuração !
>
> Hoje muita gente usa HPNA para isso, e tem de lidar com cabos de telefonia.
>
> Com o PLC, é só ligar os aparelhos na tomada, e pronto !

E  danem se os demais serviços pré-existentes de comunicações !!!>  Eu
já instalei o meu !!! Foi rápido !!! Foi Fácil !!!
> Se os preços forem razoáveis, é uma boa opção...
>

> Como colega (sou provedor, desde 1999, antes de eu fundar a ABUSAR)
> eu sugiro que você compre um par, para testes, e veja sua funcionalidade
> e praticidade.

Meu caro Belforts, nunca afirmei que seria difícil ou pouco prático,
insisto em dizer que é  sujo, interfere em outros serviços e prejudica a
saúde.

> Na página www.abusar.org/plc.html tem alguns fornecedores ,
> as caixinhas já são fabricadas / vendidas no Brasil.
>
> Vale a pena conhcer uma nova opção...

Mais um erro, isto não é novo, em 1999 seria, mas hoje, é tecnologia
antiga, caiu em desuso em países mais adiantados e agora está chegando
ao Brasil por interesse das grandes  eletro como a nova tecnologia que
irá proporcionar banda larga a 98% dos lares brasileiros.
Este é o Llobby das eletro, mas tá mais para "PLC vai levar dor de
cabeça e radiação gratuita a 98% dos lares brasileiros".

> Boa sorte !

Todos nós vamos precisar.