Joâo Sampaio escreveu:

> Prezado Sr. Belfort, então poderá ficar com o link, só um para o
> provedor pois não são links de 20Mbits, é 20Mbits para todos, no total,
> entendeu a diferença? O troughput da rede PLC é de 20Mbits que serã
> rateados entre os provedores que o Sr. conheçe. Se são muitos como o Sr.
> afirma, eles terão que brigar pelos 20 Mbits pois são apenas 20 para
> ratear entre todos eles.
> É obvio que em outra cidade, terá mais 20Mbits para ratear para seus
> provedoreszinhos.

Seu provedor nasceu grande ?

Parabéns !

Mas essa não é a realidade da maio9ria dos provedores.

E um link de 20 megabits por segundo seria MUITO BEM RECEBIDO na MAIORIA
dos municípios do Brasil...

> Meu caro insistente amigo, se nossa rede elétrica não serve nem bem para
> transmitir eletricidade, como podemos deixar de prever que não servirá
> para dados?

Novamente, a Futurologia...

> Aí é que está a fundamental e gritante diferença, o uso interno ou
> isolado do PLC não é tão problemático. O grande problema é querer
> espalhar PLC por uma grande cidade como Rio de Janeiro ou São Paulo. Aí
> é que o bicho vai pegar, interferência, excesso de radiação para
> alcançar grandes distâncias, ruidos na rede causando baixa velocidade.

O BRASIL não é apenas São Paulo ou Rio....
> Sei que é muito difícil para uma pessoa com interesses pessoais
> concordar com o que eu estou dizendo, mas acredite, PLC não é uma
> tecnologia limpa.

Não tenho preferências pessoais, uso essa tecnologia apenas para o fim
que já comentei.

Aliás, forneço Internet via Satélite justamente para os pequenos
municípios que seriam os mais beneficiados pelo uso dessa tecnologia.

Acesse http://www.ragio.com.br/usuariosRagio.htm e veja os municípios
que atendemos.

Qual o seu provedor ? Que municípios ele atende ?

> É claro que não, o PLC usado isoladamente ou internamente não vai causar
> interferência em uma cidade inteira, isto é óbvio.

Eles não fazem isso internamente, fazem isso interligando centrais
elétricas, barragens, estações de distribuição, etc...

A maioria das linhas, de alta voltagem, que interligam municípios e
mesmo estados utiliza essa tecnologia.

No campo ou em cada cidade, cada torre de transmissão e cada linha de 88
KV ou mais usa PLC,
que para uso externo é mais conhecida como *BPL** - Broadband over Power
Lines

*E esse uso não é novo, existe há quase 20 anos, trabalhei em Itaipú
durante o Plano Collor...
*
*

> Em que cidades o Sr. presenciou uma instalação urbana completa do PLC?

Nenhuma, e você ?

> Lá no meio do mato !

No campo ou em cada cidade, cada torre de transmissão e cada linha de 88
KV ou mais usa PLC,
que para uso externo é mais conhecida como *BPL** - Broadband over Power
Lines*

> Mas lá no meio do mato o PLC isolado e em pequena escala iria interferir
> em quem?
> O problema, repito, está em implantar o sistema em grande  escala, em
> áreas de cobertura extensas e com potências exageradas para alcançar
> grandes distâncias.

A BPL é utilizada HÁ 20 ANOS justamente nessas aplicações !

Você já sofreu interferência dela ?

Quando ?

Onde ?

Se não sofreu, por que sofreria agora, com equipamentos mais avançados
tecnologicamente,
regulamentados e homologados ?

> Mas má qualidade baratinho não adianta.

Concordo

Mas a não utilização da tecnologia PLC não irá contribuir em nada para
melhortar a qualidade dos links existentes.

Especialmente na área de telecomunicações, dominada por poucos e grandes
players,
o LIVRE MERCADO e a LIVRE CONCORRÊNCIA podem contribuir muito para a
melhoria dos serviços,
e para temos melhores preços.

> O problema é que não está homologado, é ilegal, isto eu não preciso
> esplicar para o Sr. preciso?

*Sua informação está incorreta..

A verdade é que tanto a tecnologia pode ser usada, como equipamentos
para ela estão HOMOLOGADOS !

E há 20 anos, todas as empresas de energia elétrica estão usando !
*
*Veja alguns modelos HOMOLOGADOS, especificamente para PLC

http://sistemas.anatel.gov.br/sgch/Consulta/Homologacao/tela.asp e
procure MODEM PLC

ANATEL_PLC.jpg
*

Nº Homologação  Número Uso Sitar        Modelo do Produto       Arquivo
Fabricante      Tipo do Produto         Validade
1040042395 <about:blank>        995504WWW2395
        CPE-AM-10-202S0
        <about:blank>   Mitsubishi Electric Corporation         Modem PLC
Cancelado
1488062301 <about:blank>        1602006WWW2301
1602106WWW2301
        Powerline LV / MU Modem - US Plug 0171486N01
Powerline LV / MU Modem - Euro Plug 0171486N03
        <about:blank>   Motorola Inc    Modem PLC       Suspenso
2072062301 <about:blank>        1697106WWW2301
1697206WWW2301
        Powerline MU Gateway - US Plug 0171486N11
Powerline MU Gateway - Euro Plug 0171486N04
        <about:blank>   Motorola Inc    Modem PLC       Indeterminada
0262072018 <about:blank>        1749807WWW2018
1945707WWW2018
        XP302A
XP302H
        <about:blank>   Xavi Technologies Corporation   Modem PLC
Indeterminada
0942072948 <about:blank>        1881707WWW2948
        HL105E
        <about:blank>   Aztech Systems (Hong Kong) Ltd.         Modem PLC
Indeterminada
1101073922 <about:blank>        1911907WWW3922
2073207WWW3922
        ILV201
ILV701
        <about:blank>   Schneider Electric Powerline Comm.      Modem PLC
Indeterminada
1175073096 <about:blank>        1925407WWW3096
        DH-10P
        <about:blank>   Comtrend Corporation    Modem PLC       Indeterminada
2105074223 <about:blank>        2101007WWW4223
        APA-2000-DB
        <about:blank>   Current Technologies International      Modem PLC
Indeterminada
0160083569 <about:blank>        2154008WWW3569
        PL 8520
        <about:blank>   Aztech Systems Ltd.     Modem PLC       Indeterminada
0161083569 <about:blank>        2154108WWW3569
        PL 2020
        <about:blank>   Aztech Systems Ltd.     Modem PLC       Indeterminada
0473083569 <about:blank>        2203108WWW3569
        PL 2021
        <about:blank>   Aztech Systems Ltd.     Modem PLC       Indeterminada
0919081900 <about:blank>        2271508WWW1900
        BL-PA100A
        <about:blank>   Panasonic Communications Co., Ltd       Modem PLC
Indeterminada

Veja por exemplo o certificado de homologação desses produtos da motorola :

*http://sistemas.anatel.gov.br/sgch/Certificado/HomologacaoPICC.asp?consulta=1&?NumRFGCT=182606*

É que só agora estão divulgando essa tecnologia com PLC, e a idéia que
ela pode ser usada para concorrer com as teles...

Conforme os interesses a ANATEL cria ou divulga uma nova sigla, que não
é clara nem para ela própria (propositalmente...)

Veja o caso do Backhaul , e do SCD , que não foi aprovado, e não fez
falta, pois o SCM a substitui quase totalmente...

> Lá vem o Sr. com o preço novamente. Olha que produtos do Paraguay também
> são baratos mas prefiro nem comentar a qualidade deles.

Gostaria de conhecer seu sistema, deve ser fantástico, não é todo mundo
que pode trabalhar sem a preocupação de reduzir despesas...

> Se a Anatel fizesse bem seu trabalho, não precisaríamos nos preocupar
> com o PLC pois em virtude de tanta interferência que o sistema provoca,
> a própria Anatel que afirmou isto, não  liberaria para uso a tecnologia
> como as agências de países mais sérios como o japão, Alemanha, EUA já
> fizeram.

> mas ninguém quer por o Brasil inteiro dentro de um.

Sem comentários...

> O pior não é a concorrência, é a concorrência desleal, quando a Anatel
> afirma que vai regular os parâmetros técnicos do PLC mas não vai propor
> nem estabelecer modelos de mercado, entrega a  nova fatia de mercado
> inteirinha nas mãos das "eletro" como foi feito com a exploração da
> malha telefônica.

Concorrência e Livre Mrercado sempre são facoráveis ao consumidor, e dão
opções para os pequenos provedores crescerem, em vez de serem englidos
pelas teles, e seu poder de mercado...

> Não é verdade isto Sr. defensor das novas e desamparadas tecnologias. O
> crescimento do mercado de internet é suficientemente grande para
> absorver outras tecnologias sem que necessariamente haja perda para quem
> já está no mercado. O problema do PLC é  a interferência  e os danos a
> saúde da população. A questão de mercado é irrelevante pelo menos para
> quem trabalha bem com sua tecnologia, seja ela qual for.

Você parece que vive uma realidade qua não a da grande maioria dos
brasileiros,
esclareça melhor, para tentarmos entender sua posição.

Interferência e danos à saude são ,problemas que podem e devem ser
resolvidos

Até agua é perigosa, muita gente se afoga nela...

Devemos baní-la ?

> Errado novamente Sr. Belforts, as tele sairão perdendo desta vvêz, os
> grandes favorecidos serão as eletro. Acho que o Sr. precisa  se informar
> melhor sobre o assunto antes de expor assim opiniões tão fora da
> realidade.

Perfeito, teremos concorrência, que sempre é bom para o consumidor,
pequenos provedores inclusive !

> Sim, em um dia eu acabaria com o broadcast de rádios comerciais neste
> edifício, interferiria em serviços excenciais como polícia rodoviária,
> corpo de bombeiros, resgate, em apenas um dia eu encheria o espectro de
> radiofrequência de um nível de ruidos tão grande que talvez até mesmo a
> tv não funcionasse bem naquele lugar.

Você deve estar consumindo em excesso alguma coisa prejudicial à sua
saúde...
> Agora imagina isto em uma cidade inteira.

> E  danem se os demais serviços pré-existentes de comunicações !!!>  Eu
> já instalei o meu !!! Foi rápido !!! Foi Fácil !!!

Parece que você está satisfeito com o que tem, e quer congelar o
progresso, para mantêr sua estrutura congelada e imutável

Quem é competente não precisa ter medo da concorrência !

> Meu caro Belforts, nunca afirmei que seria difícil ou pouco prático,
> insisto em dizer que é  sujo, interfere em outros serviços e prejudica a
> saúde.

Toda tecnologia tem características intrínsicas, cabe ao Homem e sua
inteligência desenvolver e utilizar as benéficas, e minimizar seus
efeitos perniciosos.

Eletricidade pode matar, está presente na maioria das casas, e pode ser
utilizada com segurança.

> Mais um erro, isto não é novo, em 1999 seria, mas hoje, é tecnologia
> antiga, caiu em desuso em países mais adiantados e agora está chegando
> ao Brasil por interesse das grandes  eletro como a nova tecnologia que
> irá proporcionar banda larga a 98% dos lares brasileiros.
> Este é o Llobby das eletro, mas tá mais para "PLC vai levar dor de
> cabeça e radiação gratuita a 98% dos lares brasileiros".

Se você não quiser, não use !

Mas respeite a vontade da maioria...

Você está fazendo uma cruzada contra algo que não utiliza, ou conhece na
prática.

Em que situação você usou essa tecnologia ?

Ou só está repetindo opiniões alheias ?

Eu disse a minha, e posso provar...

> Todos nós vamos precisar.

Com certeza !