Paulo e colegas,

Agora sim, um email que coloca as coisas de forma mais abrangente e imparcial,
embora, e com todo direito, Paulo tambem expoe sua opiniao aparentemente contra
o BPL. Sem querer analisar o merito da tecnologia, pros e contras, o que vimos
escrito nessa lista, muitas vezes de forma tao apaixonada, estava faltando
isso: Qual o real motivo de tamanha "indignacao"? Acredito que a opiniao seria
diferente se quem e' veementemente contra essa tecnologia, trabalhasse ou fosse
acionista de uma empresa de transmissao eletrica. Ou talvez, como comenta Paulo
no seu trecho "concessionárias de Energia Elétrica, ofereçerão o serviço
descontado diretamente
na conta de energia do consumidor e a baixos preços pois sem dúvida não terão
grandes investimentos." seja um defensor da concorrencia, variedade de
fornecedores e interesse maior no consumidor final por mais opcoes e menores
precos.

Alguem e' contra isso? Concorrencia desleal = concorrencia contra mim? As
empresas de telefonia que pagaram bilhoes pelas concessoes publicas podem
argumentar na mesma otica, que por 9 mil reais e um espectro aberto, pequenas
empresas se tornaram viaveis para "concorrerem deslealmente" com eles. Parece
que concorrencia desleal e' aquela que afeta meu bolso.

Vamos tentar supor: Quem e' contra essa tecnologia esta realmente preocupado
com os pobres dos radio-amadores, ou com a saude publica por causa da "radiacao
eletro-magnetica", ou realmente esta' preocupado com o risco ao seu atual
negocio de internet banda-larga wireless? Um argumento se torna pobre quando se
puxa a sardinha pra um lado so, de forma tao contudente que enebria quem ouve e
engana os incautos.

Se eu fosse argumentar sobre BPL, seria da seguinte maneira: "O BPL, apesar das
enormes vantagens de trazer mais opcoes ao consumidor final e de aproveitar a
vasta malha eletrica para levar internet onde nao existe nenhuma opcao alem do
acesso discado, e' uma solucao com muitos problemas tecnologicos. Seu grau de
interferencia afeta diretamente varios outros sistemas de telecomunicacoes, e
seria incoerente aceitar uma tecnologia, sem os devidos avancos e mecanismos de
controle, que vai afetar e impossibilitar atuais servicos de Internet e
telecomunicacoes ja oferecidos ao mercado. Servicos esses como internet
wireless que possibilitou um grande passo para a falta de opcoes mais baratas e
viaveis ao consumidor. Sou totalmente aberto a novas tecnologias porque
concorrencia e' algo bom para o mercado e para meu negocio, mas uma tecnologia
nao pode impossibilitar a existencia de outras ainda viaveis comercialmente.
Isso quebra o seu proposito mercadologico
 original."

Nao tenho nada contra ou a favor de qualquer tecnologia, nao tenho interesse em
um negocio ou outro, mas tenho interesse em uma boa discussao, quando os fatos
sao colocados por completo na mesa. Segui uma sugestao nessa lista e fui no
youtube aprender um pouco mais sobre essa "polemica" a respeito do BPL.

Abracos
Clovis

Responder a