----- Original Message -----
From: "Clovis" <[EMAIL PROTECTED]>
To: <provedores-brasil@yahoogrupos.com.br>
Sent: Monday, October 06, 2008 10:03 PM
Subject: Re: [provedores-brasil] Radioamadores criticam BPL

Paulo e colegas,

Agora sim, um email que coloca as coisas de forma mais abrangente e
imparcial, embora, e com todo direito, Paulo tambem expoe sua opiniao
aparentemente contra o BPL. Sem querer analisar o merito da tecnologia, pros
e contras, o que vimos escrito nessa lista, muitas vezes de forma tao
apaixonada, estava faltando isso: Qual o real motivo de tamanha
"indignacao"?

Olá Clovis, que bom que você entendeu, pois realmente é difícil para quem
trabalha no mercado e  tem como hobby, atividades ligadas ao
radioamadorismo, radio escuta e faixa do cidadão, dar uma opinião sem que
ela seja apaixonada. que bom que o Paulo foi capaz de transmitir isto.

 Acredito que a opiniao seria diferente se quem e' veementemente contra essa
tecnologia, trabalhasse ou fosse acionista de uma empresa de transmissao
eletrica. Ou talvez, como comenta Paulo no seu trecho "concessionárias de
Energia Elétrica, ofereçerão o serviço descontado diretamente
na conta de energia do consumidor e a baixos preços pois sem dúvida não
terão grandes investimentos." seja um defensor da concorrencia, variedade de
fornecedores e interesse maior no consumidor final por mais opcoes e menores
precos.

Difícil paulo, só acredito que a opinião fosse favorável se fossemos
acionistas  das companias elétricas, pois como funcionários, estaríamos mais
expostos aos perigos da radiação que ao meu ver, no lugar da concorrência, é
realmente o maior problema do PLC.

Alguem e' contra isso? Concorrencia desleal = concorrencia contra mim? As
empresas de telefonia que pagaram bilhoes pelas concessoes publicas podem
argumentar na mesma otica, que por 9 mil reais e um espectro aberto,
pequenas empresas se tornaram viaveis para "concorrerem deslealmente" com
eles. Parece que concorrencia desleal e' aquela que afeta meu bolso.

Aí descordamos Clóvis, concorrência sempre será uma realidade para qualquer
ramo de atuação. Entretanto, da forma que está sendo feito com o PLC, as
próprias teles que como você corretamente afirmou, foram prejudicadas pela
concorrência das wireless, estão contra. No entanto, as tele quando
adquiriram o direito de explorar a rede de cobre da telefonia, o fizeram
somente com este objetivo, não adquiriram o direito de explorar Internet.
Dessa forma, os 9 mil reais de pequenas empresas não se caracterizam
concorrência desleal visto que as tele "ganharam" no popular "de grátis" o
mesmo direito ao comprarem a concessão.

Vamos tentar supor: Quem e' contra essa tecnologia esta realmente preocupado
com os pobres dos radio-amadores, ou com a saude publica por causa da
"radiacao eletro-magnetica", ou realmente esta' preocupado com o risco ao
seu atual negocio de internet banda-larga wireless? Um argumento se torna
pobre quando se puxa a sardinha pra um lado so, de forma tao contudente que
enebria quem ouve e engana os incautos.

Mesmo preocupado com meu negócio Clóvis, pois ou provedor de Internet e vejo
o PLC como um concorrente barato e de má qualidade, como o  "gatonet" ou
compartilhamento de ADSL, sou operador da Faixa do Cidadâo e  candidato a
radioamador, além disso  me preocupo com a saúde de minha família pois
resido em um condomínio que certamente terá o serviço caso seja implantado.
Nãoconcordo que minha opinião seja considerada pobre de argumentos pois  se
pensarmos por este aspécto, ninguém estaria totalmente isento de interesses
para opinar. Os cidadãos comuns estariam divididos entre riscos a saúde e
internet baratinha, os operadores de eletricidade estaríam de olho no ucro,
os provedores de outras tecnologias estariam preocupados com a concorrência
(desleal ou não) e  os radioamadores com a interferência. Os radiodifusores
com a baixa na audiência, as tvs com a perda de qualidade, Quem não teria
interesse na questão?

Se eu fosse argumentar sobre BPL, seria da seguinte maneira: "O BPL, apesar
das enormes vantagens de trazer mais opcoes ao consumidor final e de
aproveitar a vasta malha eletrica para levar internet onde nao existe
nenhuma opcao alem do acesso discado, e' uma solucao com muitos problemas
tecnologicos. Seu grau de interferencia afeta diretamente varios outros
sistemas de telecomunicacoes, e seria incoerente aceitar uma tecnologia, sem
os devidos avancos e mecanismos de controle, que vai afetar e impossibilitar
atuais servicos de Internet e telecomunicacoes ja oferecidos ao mercado.
Servicos esses como internet wireless que possibilitou um grande passo para
a falta de opcoes mais baratas e viaveis ao consumidor. Sou totalmente
aberto a novas tecnologias porque concorrencia e' algo bom para o mercado e
para meu negocio, mas uma tecnologia nao pode impossibilitar a existencia de
outras ainda viaveis comercialmente. Isso quebra o seu proposito
mercadologico
 original."

Muito bom Clóvis, nisso estamos 100% de acordo, mesmo eu sendo provedor e
radioamador, concordo inteiramente com você.
Só precisamos "inventar" uma forma de controlar todas estas interferências
antes de liberar o  PLC.
Nao tenho nada contra ou a favor de qualquer tecnologia, nao tenho interesse
em um negocio ou outro, mas tenho interesse em uma boa discussao, quando os
fatos sao colocados por completo na mesa. Segui uma sugestao nessa lista e
fui no youtube aprender um pouco mais sobre essa "polemica" a respeito do
BPL.

Espero então podermos manter um nível saudável de discussão,  mas vejo que
não se torna muito necessário discutir isto com você pois pelo nível de
compreensão que você demonstra aquí, nossas opiniões são muito semelhantes.

Abracos
Clovis

Sds, João.