Amigos! Fiquei surpreso com um acontecimento muito grave!

  Recebi uma autuação da ANATEL num de meus agentes por estar utilizando antena
e receptor com soma de ganho maior do que o permitido pela resolução 506.

  Bem, essa é a idéia da ANATEL SP, pois na própria resolução 506 (artigo 43)
diz que na frequencia de 5.8 eu não preciso baixar a potência do rádio por
causa da antena. Bem, mas não é isso que me surpreendeu (me deparo com
aberrações da ANATEL toda semana..).

  O que me deixou surpreso foi que nesta autuação a ANATEL me chama de
"irresponsável" por estar utilizando para aplicação wireless uma antena que
serve para comunicação satelital !!

"Ué? Mas eu uso a WLL-605!! Pô! Essa antena é vendida pela Zirok como sendo
antena de wireless, não é possível!!" - pensei.

  Para quem não sabe a WLL-605 é uma antena da Zirok para operar em 5.8.

  Fui olhar a homologação dela no site da ANATEL e está lá:

  Tipo:Antena para Estação Terrena - Categoria II

  Serviço/Aplicação: Sistemas de Comunicação por Satélite

  link na ANATEL:
http://sistemas.anatel.gov.br/sgch/Certificado/HomologacaoPNCC.asp?consulta=1&?NumRFGCT=92405

  Tão vendendo para a gente gato por lebre!!!

  As antenas de 2.4 da Zirok no site da ANATEL estão homologados assim:

  Tipo:Antena Direcional - Categoria II (correto)

  Serviço/Aplicação: Serviço de Comunicação Multimídia (correto!)

  Link para o certificado das antenas de 2.4:
http://sistemas.anatel.gov.br/sgch/Certificado/HomologacaoPNCC.asp?consulta=1&?NumRFGCT=159207

  O certificado das antenas de 2.4 estão corretos, ou seja, permite que nós
usemos as antenas no SCM.

  AGORA AS ANTENAS QUE ELES VENDEM NO SITE COMO SENDO PARA WIRELESS 5.8 ESTÃO
HOMOLOGADAS PARA SEREM UTILIZADAS PARA CAPTAR SINAIS DE SATÉLITE!!

  Liguei na Zirok, falei primeiramente com uma Sra chamada Rosana, que me
passou para um tal do Sonia, que me disse que me retornaria por email. Como no
dia seguinte não recebi nada, liguei lá e me disseram que haviam recebido um
email da ANATEL dizendo que até dia 30 estaria tudo resolvido.

  Hoje fui ver o site da ANATEL e nada! Liguei novamente lá e a Sônia "não
estava", falei com a Rosana novamente, que me disse "ahh! desculpe, mas eu ia
enviar um email para o Sr. hoje mesmo!"

  Horas depois recebi o e-mail de um engenheiro de uma empresa chamada
Underwriters Laboratories dizendo que irão verificar o que está acontecendo,
mas que o problema é meu!

  Onde está o email do tal dia 30??

  A Zirok anuncia o produto no site como sendo para Wireless mas homologa de
outra forma!!

  A ANATEL não quer nem saber, vem e mete a caneta!!

  Como sei que muitos aqui utilizam as antenas WLL-455/605/905/755/1205 fica o
aviso: ESTÃO TODAS COM A HOMOLOGAÇÃO ERRADA! SE ESSA MODA PEGAR NA ANATEL ELA
VAI MULTAR TODO MUNDO E COM RAZAO, POIS NÓS DEVERÍAMOS VER ISSO ANTES DE
COMPRAR!

  Todos agimos de boa-fé, mas vcs sabem que isso não existe para o fisco, para
a ANATEL, etc... Multa é multa!!

  Solicito a todos que liguem na Zirok e perguntem o que está acontecendo e
cobrem uma posição a respeito do assunto! Pessoas ligadas a entidades de classe
que estiverem lendo essa mensagem (Abranet, Abramulti, Unotel, etc) cobrem uma
medida dessa empresa.

  Temos que mostrar que o prejuízo não vai ser absorvido pela gente, pois a
propaganda do site diz claramente para que serve a antena!!

   Abraço

  Fabricio

Responder a