Olá Osvaldo,

Veja pelo CIR no seu contrato.
O CIR deve ser o valor de banda garantida que você terá.

Exemplo...
Você pode ter um link de 10Mbps com CIR de 512Kbps.
Isso significa que você tem 512Kbps exclusivamente seu. Acima disso, somente
se o fornecedor tiver capacidade ociosa.
Nos Speedy, NetVirtua da vida, normalmente o CIR é de 5 a 10% da banda de
download, e 0% de upload.

Em links corporativos, o CIR é maior, e inclui o de upload, por isso o preço
é mais elevado.

Para garantir o CIR, não é só simplesmente limitar a banda na ponta do
cliente, tem todo um processo desde o backbone até a ponta do cliente para
fornecer este CIR + a banda solicitada.

Acredito que você faz hoje, este controle do CIR com o seu cliente, tipo
10:1. Só não deve estar especificando em contrato, ou chamando de taxa de
compatilhamento, como alguns chamam.

* CIR - Committed Information Rate - Rate (bits per second) the provider
guarantees for data transfer. CIR values are set by the service provider and
configured by the user on the router.

Agora, testar se o CIR está sendo garantido, só no dia a dia mesmo,
verificando seus gráficos, se *no mínimo* o CIR contratado está sendo
entregue. Se tiver momentos que você teve demanda, mas se seu provedor não
entregou pelo meno o CIR, aí sim tem problemas.

Se falei bobagem, por favor pessoal, me corrijam.

Abraços,

Giovane Heleno
www.giovane.pro.br