De: Giovane Heleno <web...@gmail.com>
Assunto: Re: [provedores-brasil] Como saber se um link é dedicado?
Para: provedores-brasil@yahoogrupos.com.br
Data: Quinta-feira, 7 de Janeiro de 2010, 9:14

      Olá Osvaldo,

Veja pelo CIR no seu contrato.

O CIR deve ser o valor de banda garantida que você terá.

Exemplo...

Você pode ter um link de 10Mbps com CIR de 512Kbps.

Isso significa que você tem 512Kbps exclusivamente seu. Acima disso, somente

se o fornecedor tiver capacidade ociosa.

Nos Speedy, NetVirtua da vida, normalmente o CIR é de 5 a 10% da banda de

download, e 0% de upload.

Em links corporativos, o CIR é maior, e inclui o de upload, por isso o preço

é mais elevado.

Para garantir o CIR, não é só simplesmente limitar a banda na ponta do

cliente, tem todo um processo desde o backbone até a ponta do cliente para

fornecer este CIR + a banda solicitada.

Acredito que você faz hoje, este controle do CIR com o seu cliente, tipo

10:1. Só não deve estar especificando em contrato, ou chamando de taxa de

compatilhamento, como alguns chamam.

* CIR - Committed Information Rate - Rate (bits per second) the provider

guarantees for data transfer. CIR values are set by the service provider and

configured by the user on the router.

Agora, testar se o CIR está sendo garantido, só no dia a dia mesmo,

verificando seus gráficos, se *no mínimo* o CIR contratado está sendo

entregue. Se tiver momentos que você teve demanda, mas se seu provedor não

entregou pelo meno o CIR, aí sim tem problemas.

Se falei bobagem, por favor pessoal, me corrijam.

Abraços,

Giovane Heleno

www.giovane. pro.br