> Olá pessoal, estou necessitando de materiais sobre configuração de
> servidores FreeBSD, já procurei no google e encontrei vários artigos e
> gostaria de obter alguns do pessoal do grupo de preferência já testado.
>
> Mais precisamente em configuração de redes e instalação, manutenção do SO
> já que neste servidor FreeBSD do meu trabalho há os serviços de DNS,
> proxy, web e email funcionando.

olha, quando instalei freebsd muitos anos atras tinha excelente
material na forma de handbook no proprio site do freebsd. nao
lembro se era em portugues

por outro lado apos pegar o basico do SO e da organizacao de
arquivos do freebsd, os aplicativos em sua maioria sao os mesmos
que utilizaria em outros sistemas (squid, apache, mysql, bind
etc.) portanto pode aproveitar a documentacao existente de por
ex. sites de linux

> Nunca utilizei o FreeBSD e preciso de algo prático e direto pois minha
> função agora é trabalhar com o BSD a partir de agora e será bem vindo
> caso o pessoal me ajude com documentação e  tutoriais...

a parte de firewall (ipfw) é um pouco diferente do linux, o
sistema de scripts de inicializacao (/etc/rc.conf) tambem,
mas fora isso da para se ambientar bem pois muitos comandos
BSD tem no linux (embora comandos GNU nao usualmente)
e o sistema de ports é bastante completo (tal como
 cd /usr/ports/aplicativo ; make ; make install )

[]s, !3runo Cabral

Responder a