Como disse, eles precisam de uma justificativa técnica (seja perda de
pacotes, uptime, oscilações, interferências, estrutura, custos, taxas
de transferências full-duplex...), caso contrário uma correção deve
ser feita ao edital.

Lembrando, existem compras que dispensam licitação, como poderia ser o
caso desse caso eles realmente necessitassem de fibra óptica e apenas
1 empresa pudesse oferecer o serviço.