Eu sei junior, sem dúvida.

A minha questão é outra, veja:

Quero comprar pendrives de 4 gb. Então digo todas as suas especificações,
posso até copiar as especificações de uma marca/modelo sem citar a
marca/modelo mas daí a colocar no edital que os penndrives têm que vir em
caixa de titânio pois pode acontecer que o caminhão/avião seja atacado na
viagem ... etc ... etc

O que é licitado é a conexão com a Internet. Imagine que você apenas vai
ligar um cabo de rede em um conector e testar, você não tem que saber se é
fibra, utp, ftp, fso, radio tdma, radio mimo, etc!
Você dá os dados e fim de papo, no decorrer da prestação do serviço o
fornecedor que se vire para entregar as especificações do objeto da
licitação. Até porque só entregar com fibra não diz nada, tem muito mais
coisas envolvidas, a fibra só me diz o que ocorre do provedor para o
cliente, e o restante do processo até o backbone de internet?