(Não entendo nada de QoS)

O quero saber é se um cliente me pergunta: sua rede tem QoS? Isso está
correto? QoS não seria específico para cada aplicação?
Por exemplo, marco os pacotes VoIP de alguma forma e protejo estes
pacotes. Alguém não poderia marcar outros pacotes da mesma forma e
fazer com que "seus" pacotes tivesse prioridade em minha rede?

Obrigado pelos esclarecimentos.