Acredito que um debate de idéias/soluções construtivas onde um ajuda o outro
com sua experiência é extremamente válido.

Mas quando a coisa está muito (ou somente) para o lado do marketing ou para
brigas, deve haver a ação do moderador.

Não conheço pessoalmente o Sr. Gilvan nem tenho conhecimento suficiente para
argumentar contra ou a favor do que ele (ou os outros dizem). Mas, ao mesmo
tempo, acho que ele devia ter maior cuidado nos seus posts em dois sentidos:

1) é extremamente prolixo, com muitas metáforas e histórias as quais não
precisariam ser contadas, reduzindo bastante o tempo necessário para a
leitura. Não que sejam inúteis em si, mas o ideal era ser mais objetivo

2) geralmente os seus posts são muito mais para enaltecer/propagandear seu
curso do que para contribuir. Não acho errado ele querer cobrar pelo serviço
de ensino, que deve ter-lhe custado anos de estudo e dedicação. Ainda que
muitos aqui compartilhem suas experiências/soluções sem cobrar, isto fica a
critério de cada um. Mas se quer postar mensagens na lista deveria optar por
mostrar as soluções (se possível) o que, no fundo, é o motivo da lista
existir. Ou, no máximo, quando alguém surge com uma dúvida dizer que tem
solução através do seu curso e pedir contato em PVT.

Obs.: minha intenção não é brigar, ofender, desfazer nem deixar ninguém
magoado. Só passar minha opinião. Se alguém se sentiu assim peço desculpas
de antemão caso tenha escrito alguma coisa de forma a gerar este tipo de
interpretação.

[]´s,

Silvio Brod
B&WNet - Lajeado(RS)