Observação: mensagem anexa encaminhada.

--- Begin Message ---
O texto abaixo foi escrito para uma formatura por Nizan Guanaes, paraninfo de
turma na FAAP.
Olhe só o que o cara escreveu...
Deve ser por isso que é um dos melhores redatores do mundo e dono da DM9.

SUCESSO
Dizem que conselho só se dá a quem pede. E, se vocês me convidaram para
paraninfo, estou tentado a acreditar que tenho sua licença para dar alguns.
Portanto, apesar da minha pouca autoridade para dar conselhos a quem quer que
seja, aqui vão alguns, que julgo valiosos:

Não paute sua vida, nem sua carreira, pelo dinheiro. Ame seu ofício com todo o
coração. Persiga fazer o melhor. Seja fascinado pelo
realizar, que o dinheiro virá como conseqüência. Quem pensa só em dinheiro não
consegue sequer ser nem um grande bandido, nem um grande canalha.

Napoleão não invadiu a Europa por dinheiro. Hitler não matou 6 milhões de
judeus por dinheiro. Michelangelo não passou 16 anos pintando a Capela Sistina
por dinheiro. E, geralmente, os que só pensam nele não o ganham. Porque são
incapazes de sonhar.

E tudo que fica pronto na vida foi construído antes, na alma. A propósito
disso, lembro-me de uma passagem extraordinária, que
descreve o diálogo entre uma freira americana cuidando de leprosos no Pacífico
e um milionário texano. O milionário, vendo-a tratar daqueles leprosos, disse:
"Freira, eu não faria isso por dinheiro nenhum no mundo".
E ela responde: "Eu também não, meu filho".

Não estou fazendo com isso nenhuma apologia à pobreza, muito pelo contrário.
Digo apenas que pensar e realizar tem trazido mais fortuna do que pensar em
fortuna.

Meu segundo conselho:
Pense no seu País. Porque, principalmente hoje, pensar em todos é a melhor
maneira de pensar em si. Afinal é difícil viver numa nação onde a maioria morre
de fome e a minoria morre de medo. O caos político gera uma queda de padrão de
vida generalizada. Os pobres vivem como bichos, e uma elite brega, sem cultura
e sem refinamento, não chega a viver como homens. Roubam, mas vivem uma vida
digna de Odorico Paraguaçu.

Meu terceiro conselho vem diretamente da Bíblia:
"Seja quente, ou seja, frio, não seja morno que eu te vomito".
É exatamente isso que está escrito na carta de Laudicéia: seja quente, ou seja
frio, não seja morno que eu te vomito: É preferível o erro à
omissão. O fracasso, ao tédio. O escândalo ao vazio. Porque já vi grandes
livros e filmes sobre a tristeza, a tragédia, o fracasso. Mas ninguém narra o
ócio, a acomodação, o não fazer, o remanso.
Colabore com seu biógrafo. Faça, erre, tente, falhe, lute. Mas, por favor, não
jogue fora, se acomodando, a extraordinária oportunidade de ter vivido.
Tendo consciência de que, cada homem foi feito para fazer história. Que todo
homem é um milagre e traz em si uma revolução. Que é mais do que sexo ou
dinheiro. Você foi criado, para construir pirâmides e versos, descobrir
continentes e mundos, e caminhar sempre, com um saco de interrogações na mão e
uma caixa de possibilidades na outra.
Não use Rider, não dê férias a seus pés. Não se sente e passe a ser
analista da vida alheia, espectador do mundo, comentarista do
cotidiano, dessas pessoas que vivem a dizer: "Eu não disse!", "Eu sabia!" Toda
família tem um tio batalhador e bem de vida. E, durante o almoço de domingo,
tem que agüentar aquele outro tio muito inteligente e fracassado contar tudo
que ele faria, se fizesse alguma coisa.
Chega dos poetas não publicados. Empresários de mesa de bar. Pessoas que fazem
coisas fantásticas toda sexta de noite, todo sábado e domingo, mas que na
segunda não sabem concretizar o que falam. Porque não sabem ansiar, não sabem
perder a pose, porque não sabem recomeçar. Porque não sabem trabalhar.

Eu digo: trabalhem, trabalhem, trabalhem. De 8 às 12, de 12 às 20 e mais se for
preciso. Trabalho não mata. Ocupa o tempo. Evita o
ócio, que é a morada do demônio, e constrói prodígios.

O Brasil, este país de malandros e espertos, da vantagem em tudo, tem muito que
aprender com aqueles trouxas dos japoneses. Porque
aqueles trouxas japoneses que trabalham de sol a sol construíram, em menos de
50 anos, a 2ª maior megapotência do planeta, enquanto nós, os espertos,
construímos uma das maiores impotências do trabalho.

Trabalhe! Muitos de seus colegas dirão que você está perdendo sua vida, porque
você vai trabalhar enquanto eles veraneiam. Porque
você vai trabalhar, enquanto eles vão ao mesmo bar da semana anterior,
conversar as mesmas conversas, mas o tempo, que é mesmo o senhor da razão, vai
bendizer o fruto do seu esforço, e só o trabalho lhe leva a conhecer pessoas e
mundos que os acomodados não conhecerão.

E isso se chama Sucesso!

--- End Message ---

Responder a