Para pensar ....

  Beijos,

  Angela
Observação: mensagem anexa encaminhada.

--- Begin Message ---
Queridos, leiam a mensagem abaixo que tenho enviado sistematicamente para a
Faber-Castell, sem resposta. Acho que já comentei a história com vocês. Hoje
acordei cansada disso. Vou, ao menos, espalhar o tema por aí. Sei lá,
PROCON, Seppir, CBN. Quero um help de vocês. Quero saber se me ajudam,
enviando pros contatos de vocês e me indicando pra quem mais eu posso
reclamar disso tudo. Resolvi fazer barulho porque os caras nunca me
responderam.

Denise
Segue abaixo o texto da mensagem:
_________________________

Gostaria de contar-lhes a seguinte história: Quando meu filho ingressou na
escola de educação infantil,  chegou aqui em casa certo dia dizendo que
queria ser 'cor de pele'. Gostaria de informar que somos negros. Meu marido
é branco. Nosso filho, mestiço.

Não conseguimos entender o desejo dele, pois ele já era cor de pele - foi o
que respondi. 'Filho, você é cor de pele. Cor de pele negra'. Esse tema
rondou a casa por semanas até que um dia fui à escola descobrir o que estava
havendo.

E, para minha surpresa, o fato era uma mistura de incompetência para a
diversidade brasileira vinda da própria professora e, muito fortemente,
saída também da Faber-Castell, que tem na sua caixa de lápis de 36 cores uma
cor chamada PELE. Que cor é essa? Um salmão, rosa-claro, rosinha a que o
fabricante denomina PELE.

Pele de quem, me pergunto? Pele branca, é claro. Não seria legítimo em um
país de maioria negra que houvesse também uma cor na caixa de lápis para
quem não tem pele branca?

Ressalto que,sim, embora as estatísticas camuflem esse dado, o Brasil é um
país de maioria negra. E posso informar bibliografia consistente sobre o
assunto, se necessário. Ou insiram uma nova cor, que contemple a pele negra,
ou mudem o nome dessa, por favor.

Meu filho está com sete anos agora e já faz tempo que sabe que
'marronzinho', como ele mesmo dizia. Mas entendeu nesse exato momento em que
quis ser 'cor de pele' que vocês o submeteram a um preconceito disfarçado.
Camuflado em uma caixa de lápis que vemos nas propagandas cantantes,
coloridas, sorridentes da marca.O fato é que desde essa época - e faz tempo!
tento por este canal, sem sucesso, um contato com a Faber-Castell.

O fato é que semana passada, fazendo uma compra pude ver que a cor PELE
continua na caixa de lápis fabrica por vocês. Quero uma resposta e
providências em uma semana, por favor. Porque hoje acordei cansada de ser
ignorada. Aproveito para informar que, desta vez, usarei todos os recursos
necessários para que minha reclamação atinja os canais destinados a ela, bem
como instituições que se preocupam com a questão no Brasil.

Atenciosamente, muito atenciosamente,

Denise Camargo.

--- End Message ---

Responder a