Bart Simpson com o Transtorno de Déficit de Atenção
5 Comentários Em Humor, Mente e Cérebro, Psiquiatria, Vídeos @ 6.Feb.2009. por
Felipe Epaminondas.
O desenhos dos Simpsons é famoso por fazer críticas inteligentes e bem
humoradas de tudo o que se pode imaginar, até mesmo um episódio que tirava
sarro do Brasil foi quase proibido de passar por aqui.

No segundo episódio da 11ª temporada, o diretor Skinner chega à conclusão de
que Bart é portador do Transtorno de Déficit de Atenção, em uma cena que até me
lembrou o ótimo filme Impulsividade. O episódio mostra também Marge buscando os
medicamentos receitados em um laboratório e os efeitos colaterais que eles
trazem no pobre Bart.

Eu juntei estas cenas do episódio e os legendei em português:

Baixar vídeo!
Baixar vídeo!
Baixar vídeo!
Baixar vídeo!
Baixar vídeo!
Baixar vídeo!
Baixar vídeo!

http://www.youtube.com/watch?v=SVtZwUEdFgA
O diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção é dado a pessoas
(principalmente crianças) que apresentam dificuldade de atenção e concentração,
interferindo de maneira significativa em sua qualidade de vida. Assim como em
outros transtornos psiquiátricos, este diagnóstico é feito na base do
"olhômetro" e dos relatos da pessoa, não existindo nenhum exame que comprove a
real existência do transtorno, e o episódio dos Simpsons dá uma beliscada nesse
ponto, pois o próprio direto Skinner faz o diagnóstico.

Os medicamentos também são controversos, dizem por aí que a Ritalina possui
quase a mesma composição química que a anfetamina, mas isso eu não posso
confirmar já que farmacologia não é a minha área (quem souber mais sobre isso
por favor poste nos comentários). Mas o episódio brincou bastante em cima disso!

* Atualização: O leitor Leonardo comentou que "mesma composição química não
seria o termo correto. Está mais para ações farmacológicas semelhantes às da
Anfetamina." Valeu!

Responder a