*Olá Erika,
Dei uma olhada no site da ABPp e estou colando o que achei...espero ter
ajudado,até pq estou com essa questão de suérvisão  me rondando...eu sinta a
necessidade.Bjs!!!*

 *15 - Necessito informações sobre a supervisão para o trabalho
psicopedagógico clínico, se os diagnósticos só podem ser fechados com
auxílio de outro profissional da área, ou posso contar com o trabalho de uma
psicóloga, tendo em vista que estou iniciando a atuação agora.
Também gostaria de ser informada se há uma tabela da Associação para fixar
honorários.* [image: Voltar ao
Topo]<http://www.abpp.com.br/faq_mercado.htm#top>

É aconselhável que todo o trabalho de diagnóstico e intervenção de qualquer
profissional na área de saúde e educação tenha um supervisor mais
experiente, principalmente no caso dos recém formados, para que possam se
sentir mais seguros no trabalho que estão iniciando. Mesmo os mais
experientes sempre devem ter um respaldo de colegas,quando discutem e trocam
informações à respeito dos casos que estão trabalhando. Dependendo do caso é
aconselhável ter um grupo interdisciplinar, para troca de conhecimentos e
informações.
Quanto aos honorários não temos sugestões pois o Brasil é um pais
continental e a realidade sócio-econômica é bem diferente de região para
região. Aconselho que você se informe com os profissionais de sua região e
faça uma média, tendo em vista que você está começando agora.

------------------------------
 *16 - Sou pedagoga, com  especialização em Psicopedagogia, e pretendo
atuar. Pergunto: podemos ter grupos de Psicopedagogos para trocas de idéias,
ao invés de Supervisoras?* [image: Voltar ao
Topo]<http://www.abpp.com.br/faq_mercado.htm#top>

Vocês podem ter grupos de estudo e para troca de experiências, porém
aconselhamos que a supervisão é muito importante, pois é ela que vai dar uma
visão mais abrangente sobre os casos que vocês estão atendendo. Uma situação
não invalida a outra. Um fato é formar um grupo de estudo e troca de
experiências outro fato é a supervisão.

--
Renata Araujo Farias Rodrigues
Pedagoga/Psicopedagoga. Telef: 21- 8568-3649/ 9795-2526 - Rio de Janeiro -

1 - Apague meu e-mail e meu nome.
2 - Apague tb os endereços dos amigos antes de reenviar.
3 - Encaminhe como cópia oculta (Cc ou Cco) aos seus destinatários.
4 - Agindo sempre assim dificultaremos a disseminação de vírus, spams e
banners.

Responder a