Em 06/02/07, Eric Jardim<[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
> Imaginem a seguinte situação:
>
> Temos uma intranet corporativa onde existem várias páginas (criadas dentro
> da empresa, o que as tornam, imagino eu, propriedade da empresa).
>
> Digamos que eu queira (e a empresa também) desenvolver uma ferramenta livre,
> com licença GPL, que "cate" informações geradas por estes sistemas (eu não
> estou misturando os códigos). Só estaria colhendo as saídas destes sistemas.
> Ex: ler informações numa página da intranet e gerar resultados.
>
> Perguntas:
> 1 - Eu posso de fato fazer isso, sem ferir a GPL?

Um software GPL pode trocar informações com software não GPL sem
problemas e o código proprietário não precisa se tornar aberto (desde
que, não haja realmente compartilhamento de códigos).

> 2 - Mesmo sem ferir a GPL, eu sou obrigado a liberar o código? Mesmo que não
> tenha utilidade, já que ele depende de saídas proprietárias (contexto da
> empresa?).

Essa é uma questão delicada, mas pelo meu entendimento das informações
contidas no site da FSF, desde que uso não seja externalizado, você
não é obrigado a liberar o código-fonte do programa. No entanto, vale
frisa que é encorajado que o código-fonte dos softwares GPL sejam
sempre liberados.

> 3 - Mesclando: é possível criar software GPL, usando outros softwares já
> GPL, e ter software livre dentro do contexto da empresa, mas não divulga-lo
> (necessariamente) para o mundo externo?

Os códigos GPL de terceiros aparentemente já estão publicados, visto
que, vc os adquiriu e pretende fazer uso deles. Então, quanto a isso
não há problemas. Quanto as suas derivações, elas obrigatoriamente
devem ser GPL, mas ninguém está obrigado a liberar uma modificação que
não tenha sido externalizada, ou seja, se vc usar sua modificação para
uso estritamente pessoal, não é obrigado a liberar. Mas se algum dia
vc quiser abrir essa aplicação para acesso público, aí a conversa muda
e vc terá que liberar o fonte.

> Como empresas como Google e Yahoo lidam com isso?

Não sei como o Google e o Yahoo tratam isso, mas eles usam a GPL como
licença dos seus softwares exclusivos?

[]'s

Helton