Em 06/02/07, Eric Jardim <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

> [...]
>
> Digamos que eu queira (e a empresa também) desenvolver uma ferramenta
> livre, com licença GPL, que "cate" informações geradas por estes sistemas
> (eu não estou misturando os códigos). Só estaria colhendo as saídas destes
> sistemas. Ex: ler informações numa página da intranet e gerar resultados.
>
> Perguntas:
> 1 - Eu posso de fato fazer isso, sem ferir a GPL?
>

> 2 - Mesmo sem ferir a GPL, eu sou obrigado a liberar o código? Mesmo que
> não tenha utilidade, já que ele depende de saídas proprietárias (contexto da

Você pode licenciar sem ferir a GPL desde que você não distribua o programa. Se
distribuir, tem que liberar o código (ou referenciá-lo de alguma maneira).
Sobre o conteúdo da empresa, deve haver termos de uso do conteúdo dos sítios
internos da empresa, não? Estes termos que devem reger o que você pode (ou
não) fazer com os dados (usar, copiar, distribuir, processar, etc.).

> 3 - Mesclando: é possível criar software GPL, usando outros softwares já
> GPL, e ter software livre dentro do contexto da empresa, mas não
> divulga-lo (necessariamente) para o mundo externo?
>
> Como empresas como Google e Yahoo lidam com isso?

Acho que o endereço [1] pode lhe dizer isto, Eric. Veja a modalidade
"Hosted Strategy". Ela se vale deste requisito de não distribuir o código que
está sob GPL e transformá-lo em um negócio lucrativo. Um excerto:

"In looking at open source business models, it is apparent that service
providers have much to gain from OSS. They can use GPL-licensed software
internally without restriction and without the obligation of sharing their
code modifications. This allows them to leverage open source, and incur little
or no competitive risk. The GPL license allows them to own and keep secret the
intellectual property modifications they create, and as long as they don't
distribute the software, they don't have to publicly share the modifications.
Using open source allows them to lower costs, while delivering extremely
reliable enterprise-quality services."

[1] http://www.itmanagersjournal.com/articles/314?tid=85#TheHostedStrategy

[]'s
Wagner.