Eu tenho testado o Freespire (Versão gratuita do Linspire) e ele possui o
cliente CNR. Achei muito legal, realemente é muito simples instalar qualquer
programa. Da mesma forma que o APT-GET ele resolve dependências e configura
tudo para o usuário. O cliente é basicamente um browser que acessa
diretamente o site do serviço. Você digita seu login e senha (a inscrição é
gratuita para o serviço básico) e pelo proprio cliente você navega pelas
categorias de softwares. Quanto a questão da segurança levantada na lista,
acho que pode ser resolvida com a criação de diversos respositorios de
softwares, e você usa os repositórios em que confia, semelhante ao próprio
APT. A Linspire já assinou uma parceria com a Canonical, e pelo visto, a
próxima versão do Ubuntu já virá com o cliente CNR e a Linspire usará a
mesma base de softwares do Ubuntu.

Alexandre

Em 13/02/07, Helton Dória <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

Em 13/02/07, Rafael Gomes<[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
> tem no inicio do texto dele...
>
> "A tempos venho sonhando com a possibilidade de dar ao usuário leigo a
> possibilidade de clicar em um link numa página web e iniciar o processo
de
> instalação (como o Click and Run da Linspire )."

> qualquer

> contribuição

Aurélio já propôs e construiu um protótipo de uma aplicação semelhante
a algum tempo atrás e além desses existem outros semelhantes. A
despeito da facilidade que isso traria para a instalação de software
em ambiente linux, alguns argumentam que isso aumentaria a
vulnerabilidade dos sistemas pelos softwares virem de fontes "menos
confiáveis" (em teoria, as distribuições que possuem repositórios
exercem algum tipo de checagem nos softwares distribuídos). O debate
gera posições conflitantes pq defensores da idéia alegam que não se
pode impedir os usuários de instalarem o que quiserem em suas máquinas
e que, em última instância, a segurança depende muito mais do fator
humano do que das barreiras que possam ser impostas por software.

E essa divergência é o que tem feito esse tipo de modelo não se tornar
algo em larga escala.

[]'s

Helton

O nosso sacrifício é consciente.