Olá, Amadeu...

Por mais que eu não goste da Globo, esse email não é totalmente verdadeiro e
não pode ser repassado. Poderíamos até repassar outro sem as inverdades.

É verdade que o dinheiro doado ao "Criança Esperança" não pode ser deduzido
do nosso imposto de renda, pois toda a renda doada vai diretamente (sem
passar pela Globo) para uma organização que respresenta a UNESCO (não é
Unicef), que é uma instituição internacional, o que proíbe você de deduzir
do IR.

O resto do email é pura especulação.

Contudo, eu ainda prefiro doar meu dinheiro a instituições locais que eu
conheça e sejam sérias. Com as seguintes vantagens:
- você pode ver e fiscalizar diretamente os resultados da sua doação
- você pode abater do IR

Mas nem tudo é dinheiro. Grandes empresas patrocinam projetos sociais para
melhorar sua imagem. Mas isso é outra conversa.

Aqui tem boas explicações sobre o que falei:
http://sarmento.org/janio/seriedade-do-crianca-esperanca/

--EJ