Sinta-se à vontade pra encaminhar minhas mensagens sobre o assunto pra
lista da ENEC.

Mônica Paz escreveu isso aí:
> Olá pessoas,
>
> A muito o Luis-UNICANP (abaixo) critica a atual licença da Cartilha de
> Software Livre do PSL-BA. Fiquei de jogar isso aqui e levar uma resposta do
> PSL-BA para a diretoria da ENEC. Se aqui não for o melhor lugar falamos na
> reunião de sábado.
>
> Beijos
> Mônica

Se a concepção de livre para um documento for a mesma concepção de livre
para software, de fato ela não é livre. Documentação não é software. A
gente pode tratar documentação como software a depender do caso, mas
documentação não é software.

Hoje em dia eu também não curto muito as licenças CC (todas elas), e em
princípio não seria contra adotar outra licença. Por outro lado,
eu não estou totalmente convencido de que documentação que não esteja
intrinsecamente ligada a um software específico precise ter as mesmas
liberdades de um software; na prática, no caso da cartilha o
"não-comercial" não foi um problema pra nenhum dos usos dados à cartilha
de que eu tenha tido notícias.

Só que existe um problema prático: a cartilha tem vários autores, e a
não ser que a gente consiga um consentimento minimamente comprovável --
leia-se por escrito -- de todos os autores, é muito difícil mudar a
licença sem o risco de ter problemas. É algo viável de ser feito, já que
não é um número absurdo de autores, mas que eu não pretendo fazer.

FYI, os autores estão listados aqui:
https://twiki.dcc.ufba.br/bin/view/PSL/SobreACartilha

> Abraços,

Eu sugiro a 2a opção, por ser o Jeito Certo de fazer.

--
Antonio S. de A. Terceiro <[EMAIL PROTECTED]>
http://people.softwarelivre.org/~terceiro/