On 5/14/07, Caio Genecy <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
> Considerando que essas empresas estão mais preocupadas em ganhar
> dinheiro que com ideáis, não estou surpreso. O que eu não entendo é
> que essas empresas usam a comunidade de software livre para testar
> seus softwares (opensuse, fedora) e ao mesmo tempo fazem uma parceria
> dessas, dificilmente a microsoft liberará algum código sob licença da
> GPL ou BSD que venha a beneficiar a todos. Espero que alguém pare com
> esse abuso, se eles querem ganhar dinheiro sem se importar com os
> ideais da comunidade, então que paguem os seus testes.

Desculpe cara,

Não estou defendendo nenhum acordo com a Microsoft nem nada, mas vale
observar duas coisas, primeiro a Red Hat não fechou nenhum acordo.
Segundo, que eu saiba, a Red Hat e muitas outras como ela não exploram
uma comunidade de testadores. O que existe é uma comunidade de
usuários que se beneficia dos produtos e em troca reporta erros e
falhas (neste caso, é um benefício recíproco).

Quanto aos desenvolvedores independentes, cada caso é um caso...mas em
geral eles tb se benecificam de muito código produzido por essas
empresas e licenciado sob a GPL (apesar de existir muito mais código
produzido por desenvolvedores independentes do que por empresas).

Quanto à natureza do acordo, me corrijam os advogados da lista, ele
diz respeito a pagamento de royalties para evitar processos da MS por
quebra de patentes. Acredito que isso só possa ocorrer em países que
reconhecem a esdrúxula lei de patentes americana. E a parte de
cooperação do acordo diz respeito a MS fornecer informações para
melhorar a interoperabilidade entre servidores Linux e Windows...ou
seja, nada a ver com a MS produzir qualquer software livre.

[]'s

Helton