Os erros não param aí...

Ele confunde desenvolvedores de SL com comunidade de SL,

Trata a parte como todo (clássica falássia) ao falar do povo
que vai ao FISL como se representasse nos mesmos percentuais
a comunidade global de SL.

Fala sobre uma possível igreja "Stallmista", onde na verdade
deveria ter nomeado de "OSIerista", pois é o modelo de pensamento
OSI que ele está questionando.

dentre outras coisas...

Cláudio Prado é um cara que tem sua importancia, mas
normalmente não gosto das opiniões dele. Ele viaja muito!
Viajar é legal, mas ele viaja muito mesmo! E por isso acaba
falando de maravilhas que estão acontecendo, mas que só
acontecem a 0,001% da humanidade, fala de mudanças
das quais só vemos os panfletos, mas nada de lutas...

Discordo veementemente do que ele disse sobre a comunidade
de SL, ainda mais porque eu faço parte do grupo que valoriza
interface. da forma como ele fala parece que todos tem que
se preocupar com isso, o que é mentira. A filosofia UNIX valoriza
essa forma de ser cada um faz o seu, e faz o que sabe fazer
bem, não precisa mais do que isso, depois todos juntos fazem
muito mais e muito melhor. A galera que faz o kernel ou
ferramentas de sistema em geral odeia interfaces gráficas sim,
mas o trabalho deles provê a melhor infra estrutura de software
que conhecemos (GNU/Linux). Outros caras fazem outras coisas.

A galera *que Cláudio viu* no FISL era mais de meter a unha
no sistema, mas estranho é que tivemos palestras de filosofia
e assuntos gerais, tivemos crieitivecomo e pela primeira vez
um *evento comunitário de arte*.

Não adianta reclamar. O FISL é feito pelo público. A comunidade
faz submissões de palestras e eventos comunitários. Membros
da comunidade avaliam. Quem não concorda pode participar do
processo em lugar de ficar reclamando. A gente (PSL-BA) mete
o dedo no FISL e galera da ASL ainda gosta da galera do PSL-BA!
Como? Pois é... O FISL é como SL. Colabore. A ASL precisa.

Agora sobre a necessidade de termos uma comunidade mais
atenta as questões políticas e filosóficas, eu concordo plenamente,
mas da forma como ele disse parece que a comunidade está
perdendo esses valores. Errado. A comunidade está crescendo
e as pessoas estão vindo de uma cultura onde não se pensa
com ideais humanistas, se pensa apenas em praticidade
individualista e instantânea. Não conheço ninguém que tenha
vindo para o SL por ideal e depois os abandonou, mas conheço
alguns que entraram por questões técnicas e acabaram se
envolvendo e valorizando as questões políticas e filosóficas.
Naturalmente o crescimento do número de pessoas envolvidas
por questões técnicas é maior que o crescimento do número
de pessoas com interesses filosóficos, mas isso não mata o
lado filosófico da comunidade... É um grande exagero dizer isso.

Hasta!
 Aurium - programador, artista, político, filosofo, como qq um.

   `-_---" "---_-´  Web Colaborativa:
    `--|o` ´o|--´   http://www.TWiki.org
         "-"        http://www.colibre.com.br