Em 01/06/07, Cristiano Furtado<[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
> [...]
> fazer isso largarei a distro. Luto forte pelo SL e não tenho medo de iniciar
> em outra distro 100% livre. No dia do ESLAM estive conversando com o
> alexandre do FSF e ele me apresentou uma versão linux que o pessoal passara
> a utilizar, essa distro tambem é 100% livre. É a minha proxima distro caso o
> fedora passe a colocar softwares sem ser GPL nos seus repositórios. Não
> concordo com nenhuma distro que faz isso, pois esta ajudando aos @[EMAIL
> PROTECTED] a
> não ter um driver GPL para minha placa de video nvidia.

Amigo,

O Fedora (assim como Debian e todas as outras) está repleto de
software não GPL, ou com licença incompatível com a GPL. MAS ISSO NÃO
QUER DIZER QUE NÃO SEJAM LIVRES!

Você desafiou a mostrarmos software não GPL no Fedora, então lá vai:
O Firefox, e todos os outros projetos relacionados ao Mozilla não são GPL!
São  MPL, que  é uma licença de softeware livre  incompatível com a GPL.

Veja que em
http://www.gnu.org/licenses/gpl-faq.pt.html#DoesFreeSoftwareMeanUsingTheGPL
o projeto GNU responde à pergunta: "Software Livre significa usar a
GPL?" dizendo NÃO.
E a diante apresenta uma lista de algumas licenças livres, dizendo se
elas são ou não compatíveis com a GPL.

Então tenha mais cuidado ao dizer que o Fedora só tem software GPL,
que não é verdade.
É verdade que ele só distribui software livre, mas não somente
software GPL, e nem somente softwares isentos de patentes.

Então, repito:
para embasar sua afirmação de que o Fedora é 100% livre, diga
que é porque ela não distribui nenhum software proprietário (aqueles
que têm licenças não-livres), e não porque está isenta de softwares
patenteados, ou de softwares não GPL, até porque isso definitivamente
não é verdade.

E ao contrário do que você argumentou, isso não é apenas uma questão
de terminologia.

Abraços, e parabéns pelo lançamento da nova versão do Fedora.
--
Krishnamurti Lelis Lima Vieira Nunes