Ricardo Sodré Andrade escreveu isso aí:
> Oi pessoal,
>
> "Pelo acordo, a LG terá acesso a patentes da Microsoft
> que poderão ser usadas nos produtos da companhia
> sul-coreana, como computadores e outros aparelhos
> domésticos. Também está prevista o pagamento à empresa
> americana de royalties pelo uso de aparelhos capazes
> de operar com o Linux."
>
> Me digam se eu entendi bem, a LG pagaria uma espécie
> de multa caso criasse aparelhos compatíveis com o
> gnu/linux?

A Microsoft tem um número imenso de patentes de software, e a idéia é
que ela poderia processar quem usa softwares que implementam patentes
dela (por exemplo, duplo clique e desktops virtuais). Praticamente todo
software nesse mundo viola alguma patente de alguma mega-empresa
(Microsoft, Sun, IBM, ...).

A Microsoft fez um tempo atrás um acordo com a Novell onde ela se
comprometia a não processar a Novell e seus clientes que estivessem
usando software livre. Esse acordo com a LG é do mesmo tipo, segundo a
notícia.

A parte boa é que a legalidade de patentes de software não é geral.  Nos
Estados Unidos até onde eu sei elas são aceitas, mas na Europa e no
Brasil não. Não sei como é na Ásia. Infelizmente os sites
'especializados' parecem não dar muita bola pra informações como essa ao
divulgar as notícias e assumem uma postura totalmente colonizada sem
qualquer reflexão ou contextualização.

--
Antonio Terceiro <[EMAIL PROTECTED]>
http://people.softwarelivre.org/~terceiro/