podes se focar no lado dos servidores, e aí tu vais ter uma cacetada de
empresa com um dataserver linux...
existiu uma empresa chamada corona, que exporta sisal do interior da bahia
pra europa, que usou por uns três ou quatro anos software livre, depois
abandonou, fica no bairro comércio em salvador.

lembre-se também que os provedores internet foram os primeiros a adotar o
linux pesadamente.

as farmácias santana, se não me engano, usam linux nos caixas.

existem algumas (várias) redes de postos de gasolina que usam o autosystem,
que é um sistema feito em python+gtk e que em muitos dos postos, roda sobre
freebsd.

a preview vende computadores com linux

a unifacs tem vários projetos em software livre

o pessoal da área de ti de costa do sauípe (o complexo como um todo, que
gerencia todos os hotéis) era mantida com software livre...