Vendo seu e-mail agora, vai lá uma dica do dicas-l de como baixar um vídeo
do youtube manualmente:
Perceba que tem um comentário que fiz no passo 2, pois essa dica é meio
antiga e a identificação do vídeo foi ligeiramente alterado.

Baixando vídeos do Youtube manualmente
======================================

Colaboração: Mateus da Silva Teixeira

A dica abaixo mostra como baixar um vídeo em seu formato flash (.flv).
Depois
disso o usuário poderá usar o seu conversor de vídeo favorito para
convertê-lo
para o formato que desejar. Vamos assumir que queremos baixar o vídeo no
endereço: http://www.youtube.com/watch?v=hEWFeHIv2qk
<http://www.youtube.com/watch?v=hEWFeHIv2qk><http://www.youtube.com/watch?v=hEWFeHIv2qk>

O procedimento divide-se em 3 passos:

Passo 1 -> dar um wget no endereço do vídeo

wget -O infovideo.tmp 'http://www.youtube.com/watch?v=hEWFeHIv2qk
<http://www.youtube.com/watch?v=hEWFeHIv2qk><http://www.youtube.com/watch?v=hEWFeHIv2qk>'

OBS: coloque o endereço do vídeo entre aspas simples para evitar que o shell
as interprete.

Passo 2 -> Encontrar a identificação do vídeo dentro do arquivo gerado pelo
wget, infovideo.tmp

more infovideo.tmp | grep player2.swf\?video_id=

         ao invés disso, é isso:

          more infovideo.tmp | grep '/player2.swf?hl=en&video_id'

O comando acima dará como resultado algo parecido com o seguinte:

var fo = new
SWFObject("/player2.swf?video_id=hEWFeHIv2qk&l=106&t=OEgsToPDskJ_27VEighnJ7g4nI5DZv6X",
"movie_player", "450", "370", 7, "#FFFFFF");

deste resultado, interessará apenas a parte abaixo

video_id=hEWFeHIv2qk&l=106&t=OEgsToPDskJ_27VEighnJ7g4nI5DZv6X

Passo 3 -> dar um wget no site do YouTube, mas com a informação encontrada
no passo 2

wget -O <título_do_vídeo>.flv '
http://www.youtube.com/get_video?video_id=hEWFeHIv2qk&l=106&t=OEgsToPDskJ_27VEighnJ7g4nI5DZv6X
<http://www.youtube.com/get_video?video_id=hEWFeHIv2qk&l=106&t=OEgsToPDskJ_27VEighnJ7g4nI5DZv6X><http://www.youtube.com/get_video?video_id=hEWFeHIv2qk&l=106&t=OEgsToPDskJ_27VEighnJ7g4nI5DZv6X>'

sendo que <título_do_vídeo> é um título qualquer dado pelo usuário.

OBS: novamente, coloque o endereço entre aspas simples.

NOTA: note que a construção do endereço pode ser feita como segue:

1. endereço do YouTube -> http://www.youtube.com/
<http://www.youtube.com/><http://www.youtube.com/>
2. ação dentro do YouTube -> get_video
3. um ponto de interrogação -> ?
4. a identificação do vídeo -> video_id=... (encontrada no passo 2)

Após estes três passos, o vídeo estará salvo em seu PC com o nome
<título_do_vídeo>.flv e poderá ser visto com o Xine, MPlayer ou outro
software
de sua preferência, ou convertido para um outro formato com o seu software
de conversão de vídeo de sua preferência.

On 8/25/07, Cristiano Furtado <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Galera me da uma ajuda ae, preciso apresentar esse video na minha turma
> hoje às 13:00, alguem tem para me dispor?? pelo videodowloader do firefox
> não esta puxando esta dando erro. Agradeço ae.
>
> http://www.youtube.com/watch?v=R6km674iUwc
>
> --
> Cristiano Furtado
> Embaixador do Fedora no Brasil
>
> Sites:
> http://www.projetofedora.org
> http://www.jasonnfedora.eti.br
> http://www.fedora.org.br
> http://www.ekaaty.com.br

Eduardo Júnior :: twiki.dcc.ufba.br/~EduardoIhtraum
linux user 423272