On 10/3/07, Helton Dória <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Alex, acho que está havendo uma confusão comum neste caso. Existe no
> mundo dois movimentos distintos, mas que no Brasil se confundem, que
> são o movimento pelo Software Livre e o movimento pelo Software Open
> Source. Tem uma entrevista interessante do Stallman (e uma do Linus
> também) na ComputerWorld que esclarece bem esse fato.
>
> "Em termos de idéias, software livre e fonte aberta são totalmente
> diferentes. Software livre é um movimento político; fonte aberta é um
> modelo de desenvolvimento. O movimento de software livre concerne
> valores éticos e sociais."

[...]

Resumindo, Software Livre envolve desenvolvedores e usuários, por ter em
seus princípios as 4 liberdades. Open Source envolve mais especificamente
desenvolvedores, pois é apenas a abertura do código para a contribuição das
pessoas ao redor do mundo, sem necessariamente ser Software Livre, ou seja,
ter na licensa as 4 liberdades.

Vale ressaltar que Linus Torvalds é apenas a favor do Open Source, e o
kernel do Linux é de licensa Open Source. Vale lembrar também que Linus se
posiciona contra a nova GPLv3.

--
Ivan Rocha