Olá,

Uso um HP da linha nx61** é também a série que a empresa que eu trabalho usa.

Meu chipset/placamae é ati(algunsmodelos tem intel em tudo), a partir
do kernel 2.6.18 tudo no meu funcionou direto sem necessidade de
tweakins e hackings. Mesmo a placa grafica tem driver livre que faz
rodar bem(com uma aceleracao 3d aquem do driver proprietario-- mas ele
não é necessario para quase nada, eu acho).

Essa linha de modelos já não se acha fácil, tá meio fora de linha
mesmo(minha máquina já fez um ano). Mas, se eu fosse comprar sem muito
tempo de pesquisa, eu arriscaria debian num HP de novo.

Boa compra!

Machado