On 11/1/07, Antonio Terceiro <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> professor do

> Esse tipo de coisa, dada pressão suficiente, é notícia pra mídia
> genérica. A comparação com o Deep Blue foi uma grande jogada de
> marketing. :)
>
> Mas num meio em que se discute tecnologia diariamente isso deveria
> passar batido, mas a gente ainda de deslumbra com essas coisas.
>
> Com eu estava dizendo em outra thread: no dia em que a gente tiver gente
> suficiente construindo coisas ao invés de só usando, esse tipo de
> notícia vai ser marcada como spam nos clientes de e-mail. :)

> [...]

A impressão que essa trédi tá deixando em mim é que o feito em si é banal.
O feito foi, com menos de 3 mil dólares montar um cluster com poder
computacional bruto superior a um outro que custou milhões.

O que não foi compreendido é que não é a complexidade da construção que
importa nesse fato, é a relação custo/potência bruta e sua implicação na
sociedade.
O objeto dessa e o alcance da notícia possibilitará muitas pessoas começarem
a pensar em montar elas mesmas seus "supercomputadores" e poder fazer o que
elas quiserem com eles seja ajudar na observação dos astros com
potencialidade de colisão com a terra, quebrar a senha de um servidor ou da
máquina da ex-namorada, renderizar filmes desenvolvidos por comunidades
abertas, empacotar distribuições livres ou mesmo tocar vídeos no youtube,
virar supernode numa rede p2p, encontrar vida fora da terra, destrinchar e
interpretar genes de outras espécies vivas, realizar calculos matemáticos
complexos, jogar counter-strike ou tetris etc.

Ignorar esse único fato é, portanto, ignorar a aproximação deste tipo de
tecnologia e de nós. É corroer a malha de desenvolvimento
humano-tecnológico. É desmerecer o trabalho alheio.

Te parafraseando, Terceiro, no dia em que tivermos construíndo coisas ao
invés de só usando, esse tipo de notícia nos trará novas ferramentas para o
desenvolvimento da nossa área de interesse, qualquer que ela seja.
O desenvolvimento de software para clusters será muito mais importante agora
que esse tipo de tecnologia se aproxima de nós.

Só pra finalizar, que bom que esses caras foram bons de marketing e atraíram
atenção para o projeto deles. Conheço muita gente *muito* boa desenvolvendo
diversas coisas muito legais mas que não têm grana para alavancarem seus
estudos e que muito provavelmente conseguiriam essa grana se fossem melhores
no marketing. Sem sair do mundo opensource casos assim não faltam para
provar isso.

Tiago Bugarin