Serge Rehem escreveu isso aí:
> Pessoal,
>
> Peço licença a vocês para divulgar essa importante notícia, ressaltando que
> essa é a primeira vez, desde o lançamento da versão multiplataforma do IRPF
> em 2004, que apenas a versão Java é disponibilizada como beta.
>
> A Receita Federal disponibiliza a versão de teste do programa IRPF 2008 Java
> para que os usuários possam conhecer com antecedência o aplicativo e as
> principais alterações em relação ao ano anterior, detectar eventuais
> inconsistências e fazer propostas para que os programas atendam cada vez
> melhor aos contribuintes.
> [...]

Eu fiz um teste rápido e não consegui rodar usando o GIJ. A equipe de
desenvolvimento teria disponibilidade, interesse e autorização de
discutir com a comunidade de software livre a viabilidade de fazer o
IRPF Java 2008 funcionar com implementações livres da linguagem, em
especial o GIJ 4.2?

Abaixo um relatóriozinho sobre meu teste.

Runtime Java
============

$ java -version
java version "1.5.0"
gij (GNU libgcj) version 4.2.1 (Debian 4.2.1-5)

Copyright (C) 2007 Free Software Foundation, Inc.
This is free software; see the source for copying conditions.  There is NO
warranty; not even for MERCHANTABILITY or FITNESS FOR A PARTICULAR PURPOSE.

Versão "Para [GNU/]Linux"
=========================

$ chmod +x ./IRPFJava2008linuxv1.0_Teste.bin
$ ./IRPFJava2008linuxv1.0_Teste.bin
Assistente InstallShield

Inicializando Assistente InstallShield...

Procurando Java(tm) Virtual Machine...
............................Uma JVM adequada n�o p�de ser encontrada. Execute o
programa novamente utilizando a op��o -is:javahome <JAVA HOME DIR>

Rodando agora com a opção sugerida pelo instalador ...

$ ./IRPFJava2008linuxv1.0_Teste.bin -is:javahome
/usr/lib/jvm/java-1.5.0-gcj-4.2-1.5.0.0

... tive o mesmo resultado, apesar desse diretório conter uma JVM:

$ ls /usr/lib/jvm/java-1.5.0-gcj-4.2-1.5.0.0
bin  include  jre  lib  man
$ ls /usr/lib/jvm/java-1.5.0-gcj-4.2-1.5.0.0/bin
appletviewer  gcj-dbtool  gjdoc  jarsigner  javac    javah  keytool       orbd
rmid         serialver
gcj           gij         jar    java       javadoc  jdb    native2ascii  rmic
rmiregistry  tnameserv

Versão "Para Solaris e outros sistemas operacionais"

$ java -jar IRPFJava2008v1.0_Teste.jar
The wizard cannot continue because of the following error: could not load
wizard specified in /wizard.inf (104)

Infelizmente OpenJDK/IcedTea/etc ainda não estão 100%, e não sei se estarão até
o prazo da entrega da declaração 2008. E esses erros _parecem_ ser simples de
corrigir.

[]'s

--
Antonio Terceiro <[EMAIL PROTECTED]>