Rudá Porto Filgueiras escreveu isso aí:

> É realmente as pessoas precisam saber o que é software livre, como e
> quando usá-lo, pois se mal usado, como qualquer coisa, pode ser
> prejudicial a sociedade.
> Eu acredito no software livre, e que ele deve ser usado pelo maior
> número de pessoas, porém querer extinguir o software proprietário como
> um cancer da sociedade é uma visão bem radical e até um pouco
> distorcida a meu ver.
>
> Tudo isso é relativo, pode ser prejudicial para uns e benéfico para
> outros. Sim, seria prejudical para a maioria?

Quem falou em "extinguir" e "câncer"? Meu ponto é: software proprietário
é prejudicial ao usuário.

Pra quem faz software proprietário, ele é ótimo. :)

O que é melhor _para a sociedade_, o benefício individual ou o benefício
coletivo?

> Eu entendo todo o contexto dessa frase, e entendo o que você quer
> dizer, mas tem horas que fica algo tipo caça as bruxas.

Eu acho que você está procurando cabelo em ovo.

> Mais importante que atacar o software propríetário é conseguir que
> quem usa software livre colabore mais, a meu ver.

Concordo no caso geral. Mas isso faz sentido num evento pra "iniciantes"
que vão estar conhecendo o software livre?

> Embora eu reconheça a importância de ser radical e como sem isso nada
> existiria hoje, nem todo mundo está disposto a pagar o preço de ser
> radical, e não podemos ter essa idéia de que "todo mundo" tem que ser
> como gostaríamos.
> [... cortado ...]

Não é questão de "ser como gostaríamos", é uma questão de ver que as
nossas escolhas têm consequências.

Nem todo mundo está disposto a pagar o preço de usar um software que é
um bem coletivo mas que não é tão cômodo quando um software
proprietário, mas quanto mais gente fizer isso menos motivo os
fornecedores de software terão para respeitar o direito dos usuários de
terem _controle_ sobre o seu equipamento e suas informações.

Outros exemplos, fora de software:

Nem todo mundo está disposto a pagar o preço de separar o lixo
reciclável em casa, mas quando o planeta se acabar vai todo mundo junto.

Nem todo mundo está disposto a pagar o preço de se abster de consumir
produtos e serviços de organizações que abusam do poder econômico e
desrespeitam os direitos humanos, mas quando isso traz consequências
como miséria, fome, guerra ... todo mundo fica indignado (quem está de
longe fica indignado, quem está perto se lasca junto).

E por aí vai.

--
Antonio Terceiro <[EMAIL PROTECTED]>
http://people.softwarelivre.org/~terceiro/