Vou discutir sobre alguns pontos do artigo:

1) Ainda somos "sanguessugas" - queremos usar SL, mas pouco contribuímos.
Queremos participar de eventos, mas não ajudar a organizar.

Estamos em fase de "aprender a usar e lidar com SL"  e olha que a luta para
usar não é fácil.. quebrar um sistema de educação de software proprietário
de décadas (Escolas de informatica - curso básico) só com a implantação de
cursos basicos de software livre ( coisa que já vem acontecendo aqui no
Interior da Bahia, pelo menos em Irecê com ajuda do ponto de cultura). Então
digamos que o primeiro passo está sendo dado.. Primeiro usar, depois gostar
de usar, começar a se interessar pelos os projetos, ser útil a esses
projetos (Colaborando com o que ha pessoa faz de melhor, "nem todos tem
aptidão para programação, design e etc mais com certeza se procurar vai
achar onde pode contribuir"). Cito a minha experiência com SL começei a usar
por questão de segurança, já ajudei muita gente no suporte a configuração do
linux em canais de irc ou em sites com artigos, dicas.  Porém a questão de
desenvolvimento estou passando a me interessar agora. E vejo isso como um
processo natural. SL na Bahia é um menino.. temos que ter cuidado com ele e
planejar o seu crescimento. ou seja definir seus objetivos e criar para ele
um plano de ações para que se possa obter os resultados desejados. Acredito
que isso vai se tornar uma realidade. Volto a minha mente e tento regredir
ao tempo em que os mentores do SL idealizaram acreditar nessa ideia nova..
Acredito que estamos fazendo parte do processo deles seja naturalmente ou
propositalmente.

2) Desenvolvedor é um "Ser Oso" - orgulhoso, vaidoso e teimoso. Tende a se
achar melhor do que os outros, não gosta de receber crítica e termina
"fazendo do meu jeito que é melhor". Conclusão: Retrabalho e pouca
colaboração.

Essa é uma questão individual de cada um e tem que ser respeitada, "vou da a
sugestão porem não tenho a solução concreta sobre isso" => Se temos um amigo
assim ou se é uma auto-analise, temos que procurar encontrar um ponto
neutro.. onde se possa "ceder" para a colaboração. o cara pode "ser oso" a
maioria do tempo.. mais sempre se tem algo colaborativo.  e é nesse ponto
que temos que entrar com os dois pés.

3) Gastamos muito tempo precioso - ninguém reclama em passar horas no Orkut,
MSN ou jogando PlayStation. Nada contra a diversão, mas para participar
ativamente de projetos/comunidades livres, "não tenho tempo".

Isso é um fator cultural.. infelizmente no colégio não nos ensinam a
organizar o tempo.. e os nossos pais "estão muito ocupados" para nos ensinar
isso

4) Queremos tudo mastigado - vejo isso nas empresas. Muitos esperam sentados
que caia do céu um treinamento que, quando chega, "foi muito fraco". Estudar
constantemente é essencial e precisa de vontade pessoal. Hoje todo mundo tem
no mínimo pós-graduação (falo do "canudo", porque o conhecimento, sei
não...). Então, qual o seu diferencial?

Voltamos a nossa educação de berço novamente. onde encontramos em sua grande
maioria tudo mastigado por nossos pais. afinal eles são os nossos
protetores.

5) Somos condicionados a competir, não a colaborar - Na escola, família,
colégio, vestibular, universidade, temos que ser "os melhores". Trabalhar
bem em equipes, sem subir nas costas dos outros, é um grande desafio. Quando
algo dá errado ouvimos "a minha parte está ok" ao invés de "vamos trabalhar
juntos na solução".

Esse é o molde atual da nossa sociedade e da nossa existência.. afinal se
estamos aqui nesse mundo é por que começamos a competir dentro do "saco" do
nosso pai. Devemos sim competir, porem nada impede de se colaborar também.
Afinal somos o que somos por que colaboramos o tempo todo. Afinal estamos
cercados de colaboradores ao todo tempo.. ou sera que o cara que acordou de
manha cedo para fazer o pao que vc ta comendo agora não esta colaborando com
vc?

Sobre o ponto empresarial.. fico feliz em dizer que ja estamos agindo aqui
pelo o Interior da Bahia.. Abrimos uma empresa de Consultoria em Linux esse
ano e já estamos trabalhando com alguns setores publicos, Estamos
programando um curso de software basico em linux para algumas associações
que deve estar em funcionamento em breve.

2008/3/25, Serge Rehem <[EMAIL PROTECTED]>:

> Nesse post procuro falar da motivação em investir/contribuir com
> projetos/comunidades livres.
>
> Se a discussão lhe interessa, visite http://bazedral.blogspot.com.
>
> Abraços,
> Serge Rehem